Grupo faz vaquinha para pagar inscrição em vestibular de alunos pobres e negros
O coletivo Ocupação Preta, que reúne estudantes da Universidade de São Paulo (USP) e defende maior inclusão de jovens pretos e pobres na instituição, vem fazendo uma série de eventos para arrecadar dinheiro e poder ajudar cerca de 70 candidatos da Fuvest 2017 que não conseguiram receber a isenção da taxa de inscrição, e não têm dinheiro para pagar os R$ 160 necessários para fazer o vestibular. Até a terça-feira (6), o grupo tinha arrecadado entre R$ 7 mil e R$ 8 mil, ou cerca de 75% do valor necessário para ajudar 70 pessoas.
As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (8) pelo site www.fuvest.com.br. O boleto, que deve ser gerado até esta quinta, precisa ser pago até o fim do expediente bancário desta sexta-feira (9).
“A ideia surgiu porque conhecíamos algumas pessoas que não conseguiram a isenção. E elas seriam impedidas de prestar o vestibular. Se formos somar todas as taxas dos principais vestibulares de São Paulo, chega a quase R$ 500”, diz Andreza Delgado, estudante da USP e participante do coletivo Ocupação Preta.
Andressa diz que o coletivo já recebeu mensagem de cerca de 70 pessoas que não conseguiram a isenção da taxa e deixariam de fazer as provas por não pode pagar a taxa.
No fim de agosto, o grupo promoveu uma festa beneficente com entrada gratuita e uma caixa de doações. "A gente tem feito diversas ações, desde vaquinha online até cervejadas", afirmou a estudante. Nesta terça-feira (6), foi realizada mais uma cervejada e, nesta quinta, o grupo promove outro evento beneficente.
No Facebook, a página "Por que a USP não tem cotas?", ligada ao coletivo, e que debate a questão da inclusão de estudantes negros na instituição, começou uma campanha para receber doações pela internet.
As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (8) pelo site www.fuvest.com.br. O boleto, que deve ser gerado até esta quinta, precisa ser pago até o fim do expediente bancário desta sexta-feira (9).
“A ideia surgiu porque conhecíamos algumas pessoas que não conseguiram a isenção. E elas seriam impedidas de prestar o vestibular. Se formos somar todas as taxas dos principais vestibulares de São Paulo, chega a quase R$ 500”, diz Andreza Delgado, estudante da USP e participante do coletivo Ocupação Preta.
Andressa diz que o coletivo já recebeu mensagem de cerca de 70 pessoas que não conseguiram a isenção da taxa e deixariam de fazer as provas por não pode pagar a taxa.
No fim de agosto, o grupo promoveu uma festa beneficente com entrada gratuita e uma caixa de doações. "A gente tem feito diversas ações, desde vaquinha online até cervejadas", afirmou a estudante. Nesta terça-feira (6), foi realizada mais uma cervejada e, nesta quinta, o grupo promove outro evento beneficente.
No Facebook, a página "Por que a USP não tem cotas?", ligada ao coletivo, e que debate a questão da inclusão de estudantes negros na instituição, começou uma campanha para receber doações pela internet.
Últimas Notícias
Polícia
Mulher morre após passar mal e cair de jet ski na Praia do Gunga
Saúde
Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico
Polícia
Capotamento na BR-101 deixa dois feridos em Joaquim Gomes
Polícia
Homem é preso pela PM após efetuar disparos na ponte que liga Alagoas e Sergipe
Polícia
Suposto incêndio criminoso destrói casa em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas
Vídeos mais vistos
TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
TV JÁ É
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
TV JÁ É
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab
TV JÁ É
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
TV JÁ É

