Escolas De Girau Do Ponciano integram festejos juninos as atividades pedagógicas

No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Em Girau do Ponciano, escolas da rede pública municipal de ensino mantém a tradição viva, através do projeto memórias literárias nos festejos juninos consagram artistas, escritores e personagens que se destacam na festa mais regional do calendário nacional, o São João do nordeste.
Com total apoio do prefeito Fabinho Aurélio (PSD) e coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), escolas da zona urbana e rural do município mobilizam alunos, funcionários e toda comunidade à prestigiar figuras ilustres das festas que integram o calendário junino.
“O mês de junho está diretamente relacionado aos trajes específicos, comidas, bebidas, fogueiras, fogos de artifício e os santos católicos. O projeto memórias literárias nos festejos juninos, desenvolvido pelo departamento pedagógico da Secretaria de Educação, sob a coordenação da diretora Geane Braga, busca ampliar esse universo e identificar elementos do cotidiano que fazem parte dessa profunda expressão cultural do povo nordestino. Também são prestadas homenagens a homens e mulheres reconhecidos nacionalmente por divulgarem nossa cultura e história” destacou o secretário de educação, Kléber de Oliveira.
Cada escola tem recebido a visita da secretária adjunta de educação, Vânia Nunes, que também participou do arraiá junino organizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A comunidade elogia a iniciativa da gestão forte e abençoada em valorizar as tradições e raízes que, verdadeiramente, caracterizam as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.
“As festas juninas misturam elementos típicos do interior do país, de tradições sertanejas, das culturas africana, indígena e europeia. Sendo assim, as comidas típicas, as danças, o uso de instrumentos musicais nessa época do ano refletem na preservação das tradições e respeito às diferentes culturas. Valores que devem ser transmitidos diariamente e estão sendo reforçados nesse projeto idealizado pela competente equipe que cuida da educação municipal”, ressaltou o jovem prefeito Fabinho Aurélio.
O projeto memórias literárias nos festejos juninos será desenvolvido até o final do corrente mês, quando diretores e coordenadores escolares se reúnem para analisar benefícios e pontos críticos do referido projeto.
Últimas Notícias

Brasil / Mundo
Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Brasil / Mundo
Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Cidades
Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Cidades
Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasil / Mundo
Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca

TV JÁ É
Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
TV JÁ É