Estudantes do Quintela participam de sessão da Câmara Municipal de Arapiraca

Por Ascom/ Câmara Municipal de Arapiraca 11/11/2015 08h08
Por Ascom/ Câmara Municipal de Arapiraca 11/11/2015 08h08
Estudantes do Quintela participam de sessão da Câmara Municipal de Arapiraca
Foto: Ascom/ Câmara Municipal de Arapiraca
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite desta terça-feira (10), sob à presidência do vereador Márcio Marques, sua primeira sessão ordinária da semana, com a presença de 40 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Quintella Cavalcanti, que acompanharam os trabalhos até o encerramento.

A visita dos estudantes ao Poder Legislativo serviu como uma espécie de trabalho extra-classe, proposto pela professora Jaci Lopes, que esteve acompanhada da professora Maria José e do professor Marcius.

Antes do início dos trabalhos, a Professora Graça fez uma ampla explanação para os estudantes de como funciona um Poder Legislativo, desde a elaboração de um requerimento, até um projeto e quais os seus trâmites.

Após os trabalhos, a Mesa Diretora abriu o espaço para uma espécie de tribuna livre, para que os estudantes tivessem a oportunidade de questionar o funcionamento da Casa, como também a própria atuação dos vereadores.

Foram escolhidos entre eles, seis estudantes para fazerem perguntas aos vereadores, que tratavam sobre os projetos voltados para a educação, saúde, segurança e de infraestrutura.

Segundo a professora Jaci Lopes, a visita ao Poder Legislativo de Arapiraca teve uma importância bastante significativa, porque os alunos puderem conhecer de perto os seus verdadeiros representantes, porque, a partir da próxima eleição, muitos serão eleitores e precisam estar atentos aos acontecimentos políticos da cidade.

Ainda na sessão da noite desta terça-feira, durante a explicação pessoal, a vereadora Aurélia Fernandes lamentou que algumas pessoas estejam fazendo fakes para criticá-la devido a sua posição de oposição à administração municipal.

Suas palavras foram porque ela havia visitado a nova Unidade de Saúde do Bairro Nilo Coelho inaugurada em 22 de outubro e que não funciona até hoje, por falta de uma caixa d'água.

Segundo a vereadora, quando ela usa a tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, para fazer uma cobrança, é porque esse é o seu papel como vereadora e não faz oposição sem responsabilidade.

Por sua vez, o vereador e líder da prefeita Célia Rocha, Edvanio do Zé Baixinho, ao sair em defesa da administração municipal, fez questão de lembrar a própria vereadora de que, quando ela assumiu a Secretaria de Saúde, a situação financeira é bem outra e que, nem por isso, ela realizou os cem por cento como gestora do setor.

Os vereadores Moisés Machado, Rogério Nezinho, Gilvania Barros E Josias Albuquerque destacaram a participação dos estudantes durante a sessão, lembrando que o Poder Legislativo dava provas de sua responsabilidade em discutir os assuntos que dizem respeito a sociedade arapiraquense.

Ao final, o presidente Márcio Marques fez questão de destacar a quebra do protocolo regimental, abrindo o espaço aos professores e alunos, para que eles tivessem a oportunidade de discutir os problemas da cidade, bem como questionar cada vereador sobre sua atuação como um verdadeiro representante da sociedade através do voto popular.


  O Já é Notícia também está no FacebookInstagram e no Twitter.