Dilma anuncia pavimentação da BR-316 e recursos para irrigação

Por via Gazetaweb 05/11/2015 15h03
Por via Gazetaweb 05/11/2015 15h03
Dilma anuncia pavimentação da BR-316 e recursos para irrigação
Dilma anuncia pavimentação da BR-316 e recursos para perímetros irrigados - Foto: Ministério da Integração
Durante solenidade de inauguração do terceiro trecho do Canal do Sertão, na cidade de Inhapi, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou a pavimentação da rodovia BR-316, no trecho compreendido entre Carié, um povoado de Canapi, em Alagoas, até a cidade de Inajá, em Pernambuco. Também garantiu a liberação de recursos para garantir a construção de perímetros de irrigação nas cidades de Delmiro Gouveia, Pariconha e Inhapi.

Dilma deixou para fazer o anúncio da pavimentação ao fim do discurso. Ela revelou que a licitação para as obras foi finalizada em setembro passado e que o projeto deve iniciar na segunda quinzena de fevereiro de 2016. Sobre os perímetros irrigados, a presidente destacou a importância do trabalho e reforçou que o governo federal vai dar condições para que o governo do Estado conclua a construção.

No discurso, a presidente afirmou que essa é a quarta vez que ela vem a Alagoas e classificou as obras do Canal do Sertão como uma das mais importantes do governo federal. Como pedido feito pelo governador Renan Filho, momentos antes, a presidente assegurou que voltará ao estado para inaugurar os trechos 4 e 5 ainda neste mandato.

“A obra do Canal do Sertão foi desejada, lutada e conseguimos concretizar mais esta etapa. E o canal é a forma que encontramos para permitir que o sertanejo tenha condições de conviver com a seca, considerada a maior dos últimos 100 anos no Nordeste. Temos uma rede de proteção, que é garantida pelo Bolsa Família, e obras que permitem aceso à água aos sertanejos. A região do Sertão não virou mar, mas virou um rio e o canal veio para transformar esta terra e garantimos que ele vai chegar a Arapiraca”, afirmou.

A presidente prometeu retornar a Alagoas, no fim de 2016, com o propósito de participar da inauguração da adutora da Bacia Leiteira, que está sendo feita pelo governo do Estado e vai beneficiar 19 municípios da região. “É fundamental quando temos momentos de dificuldade, não se desesperar e ficar cabisbaixo. É agora que temos que construir o futuro. Estamos passando por dificuldades e temos que manter as obras ligadas à questão da seca”, destacou.

Ela também citou o Programa de Integração do São Francisco. “É uma grande preocupação a preservação do Velho Chico, A partir dele, temos condições adequadas de progresso e prosperidade, sempre pensando na preservação das nascentes e tirar, também, das margens dos rios, toda a vegetação para evitar o assoreamento do rio. Estamos trabalhando com empenho para tratar a falta de chuvas no Nordeste. Agora, temos compromisso de garantir a segurança hídrica em Alagoas”, disse Dilma.

 

Governador pede autorização para trecho 5


O governador Renan Filho destacou que Alagoas está atravessando uma das maiores crises hídricas de cabeça erguida e tocando todas as obras que revertam a calamidade. “Em tempos de crise, tempos que se reinventar e sermos mais eficientes. Temos trinte e oito municípios em situação de emergência e vários fatores que contribuem para esta situação. Mas, estamos atravessando momento, tocando o Canal do Sertão, construindo a adutora do Alto Sertão e vamos iniciar a maior operação dos carros-pipa para levar água de boa qualidade para o sertanejo”, ressalta.

Renan Filho também pediu à presidente que o governo federal libere a autorização para as obras do trecho 5 do Canal do Sertão. Segundo o governador, o canal é o maior empregador do estado e “precisa ser mantido”. “Estamos enfrentando o menor volume de chuva dos últimos 51 anos, temos também o El Nino, que aumenta as temperaturas, mas estamos enfrentando a crise hídrica de cabeça erguida. De dezembro a janeiro, vamos inaugurar a adutora do Alto Sertão, que vai levar água do canal para oito cidades”, destaca.

Em um discurso emocionado, o prefeito de Inhapi, José Cícero (PT), destacou que, como sertanejo nascido e criado na região, tem um grande orgulho e alegria, agora, por ver um 'rio' passando pela terra árida e levando vida para o povo. “É desta política que precisamos. Ver as pessoas sonhando e vendo os sonhos das pessoas se realizando. Estamos atravessando a maior seca da história e esse canal chega em um momento importantíssimo", destacou o prefeito.