Exército faz segurança de malotes com provas do Enem em Alagoas

Por via Gazetaweb 20/10/2015 15h03
Por via Gazetaweb 20/10/2015 15h03
Exército faz segurança de malotes com provas do Enem em Alagoas
Foto: Divulgação
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vão ser aplicadas a partir do próximo sábado já estão em Alagoas. Os malotes com os testes estão sendo monitorados 24 horas por militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), conforme regra estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). O local em Maceió onde o material está guardado não foi revelado pela assessoria de comunicação do Exército em Alagoas. Mais de 145 mil pessoas se inscreveram para as provas no estado.

A atribuição dos militares é de somente fazer a segurança até que os malotes sejam distribuídos pelos Correios. A assessoria informou que não estava autorizada a passar mais detalhes sobre a logística designada para o monitoramento das provas, por isso não iria revelar quantos militares foram mobilizados para o serviço.

A segurança do local é mantida por meios eletrônicos e físicos (por cadeados e com os próprios militares). A assessoria do Exército informou ainda que o espaço onde os malotes estão possui circuito interno de videomonitoramento.

A coordenadora do processo seletivo no Estado, Maria do Rosário Aguiar Marques, informa que são mais de 108 pontos de provas em Maceió e mais de 300 espalhados em todos os municípios alagoanos. Em torno de 6 mil pessoas integram a equipe organizadora. A Polícia Militar (PM) dará segurança em todos os pontos, por solicitação dos organizadores.

Portões abrem às 11h (horário local)


Com o início do horário de verão, no último sábado, as provas do Enem vão ser aplicadas em todo o País seguindo o fuso de Brasília. Portanto, em Alagoas, os portões dos locais serão abertos aos candidatos a partir das 11h e fechados ao meio-dia. Meia-hora depois, os testes começam. Maria do Rosário pede para que os candidatos cheguem com, no mínimo, uma hora de antecedência para evitar que fiquem de fora do processo.

Ela reforça que os estudantes levem consigo uma caneta esferográfica de cor preta e transparente. Está terminantemente proibida a entrada, no local de prova, com aparelhos eletrônicos, sob pena de eliminação.

A assessoria de imprensa dos Correios em Alagoas confirmou que a distribuição dos malotes aos pontos de prova será feita pelos funcionários da empresa. No entanto, esclareceu que o trabalho será feito sob o mais absoluto sigilo, por orientação do Ministério da Educação (MEC).

Na semana do exame, a rotina dos candidatos está bem movimentada. É a fase de relembrar tudo o que precisa para encarar as questões com mais tranquilidade. Os cursinhos preparatórios finalizam o conteúdo programático e planejam os aulões de véspera. Nos bastidores, a organização em Alagoas acerta os últimos detalhes para manter o padrão de segurança imposto pelo Ministério da Educação (MEC).