Professores protestam e cobram reajuste salarial, em Arapiraca

As ruas do Centro de Arapiraca, região Agreste de Alagoas, foram tomadas por professores, na manhã desta segunda-feira (16), em protesto por melhorias na educação do município. Eles reclamam que o piso salarial do magistério ainda não foi aplicado e que não houve avanços a partir das reivindicações realizadas no ano passado.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), os salários que estavam atrasados foram pagos apenas em partes. Neste momento, os professores estão em frente à Câmara Municipal, onde lutam por seus direitos. Em uma das faixas seguradas por um grupo, estavam os seguintes dizeres: “O piso é lei. Vamos continuar lutando pelo seu cumprimento”.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), os salários que estavam atrasados foram pagos apenas em partes. Neste momento, os professores estão em frente à Câmara Municipal, onde lutam por seus direitos. Em uma das faixas seguradas por um grupo, estavam os seguintes dizeres: “O piso é lei. Vamos continuar lutando pelo seu cumprimento”.
Procurada pela redação do Portal Já é Notícia, a prefeitura de Arapiraca, através de sua Assessoria de Comunicação, informou que os atrasos de 2014 estão sendo analisados pela Justiça e que uma assessoria técnica está avaliando os critérios do reajuste salarial para o mês de abril deste ano.
Segundo a categoria, eles também estão insatisfeitos com a falta de posicionamento da prefeitura municipal. O protesto teve início em frente à prefeitura da cidade, passando pela Praça Marques da Silva. Logo depois, os trabalhadores da educação ainda ocuparam a câmara municipal para pedir o apoio dos vereadores de Arapiraca. De acordo com a professora Juraci, cinco pessoas conversaram com os representantes municipais.

Professores em protesto por melhorias na educação (Foto: Cortesia do leitor)
“Nós nos sentimos muito desprezados pelo poder público. A educação é tudo, é a formação do cidadão e não é nada bom passar um ano inteiro lutando por uma resposta concreta salarial. Nos sentimos desvalorizados, porque nós lutamos pela carreira e não é só pelo piso salarial”, afirmou Juraci.
Ainda de acordo com Juraci, a previsão é de que essas reivindicações continuem. Na próxima quarta-feira (18), eles farão uma reunião na Escola Municipal Hugo Lima e na sexta-feira (20) será realizada mais uma concentração, que se deslocará até a prefeitura novamente. Os professores só começam a trabalhar com uma proposta concreta do poder público.
Últimas Notícias

Política em Pauta
Júlio Cezar anuncia pré-candidatura à ALE em 2026 e deixa o MDB para buscar maior competitividade eleitoral

Meio ambiente
Chuvas continuam em Alagoas até terça-feira (29); Inmet emite alertas para 60 municípios

Política
MPF exige que Prefeitura de Maragogi implemente plano de ordenamento das praias

Educação / Cultura
Cultura na Praça inicia caravana com edição especial para o Dia dos Pais

Política em Pauta
Novas habitações em Arapiraca transformam vidas e oferecem oportunidades, lazer e inclusão social
Vídeos mais vistos

TV JÁ É
Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

TV JÁ É
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Geral
Morte em churrascaria de Arapiraca
TV JÁ É
Alfredo Gaspar reforça compromisso com Alagoas

TV JÁ É