Exames de lesão corporal voltam a ser realizados no IML

Por Assessoria 24/05/2013 22h10
Por Assessoria 24/05/2013 22h10
Exames de lesão corporal voltam a ser realizados no IML
Após meses funcionando em caráter temporário nas dependências do Hospital Sanatório, o departamento de exames legistas em pessoas vivas voltará a partir de hoje à tarde, 23, a funcionar no Instituto Médico Legal Estácio de Lima. O retorno para o IML foi realizado após a conclusão da reforma no prédio do complexo do Centro de Ciências Biológicas (CCBI), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde ficam as novas salas de consultórios de lesão corporal.
De janeiro a abril foram realizados no Sanatório 2704 exames de lesão, entre conjunção carnal e de corpo de delito, o que representa mais de 70% das atividades realizadas pelo IML, mas ao longo desse período muitos desses exames tiveram que ser interrompidos ou transferidos para uma nova data, porque o mesmo medico plantonista também era responsável pelos exames de necropsias no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).
Agora, segundo o diretor do IML, Luiz Mansur, com a retomada dos serviços em um mesmo local, permitirá ampliar os horários e dias de atendimento. A mudança dos aparelhos, móveis e material para os exames laboratorial para o novo espaço aconteceu nesta manhã o que possibilitou o inicio imediato das atividades no local, onde os médicos poderão oferecer um serviço com maior qualidade e comodidade.
“Como estamos nos mudando aos poucos para o prédio do CCBi, a triagem dos pacientes continuará sendo realizada na sede antiga IML. Logo em seguida o usuários do serviço serão encaminhados para as salas que ficam no prédio ao lado”, explicou Mansur.
João Alfredo, diretor geral da Perícia Oficial afirmou que a entrega dessas salas representa mais um passo importante na nova estrutura que está sendo montada para o IML de Maceió. Ele lembrou que no último dia 11 de abril, as necropsias que também estavam sendo feitas provisoriamente no SVO, passaram a ser realizados nas novas instalações do IML.
“O próximo passo será entregar aos funcionários e a população o prédio completo com o administrativo já funcionando no local. Estamos apenas providenciando os últimos detalhes para fazer a transferência definitiva para o novo prédio”, afirmou o diretor.
Com a mudança, os diretores fazem um alerta. As pessoas que já estavam com agendamento marcado para exames de lesão corporal, ou que tenham sido encaminhadas por qualquer delegacia, devem procurar a antiga sede do IML, com a guia de requisição emitido pela autoridade policial. No local os usuários do serviço serão orientados pelos funcionários.