Blogs
Alfredo Gaspar é anunciado como vice de Flávio Bolsonaro na disputa pela presidência da república
O deputado federal por Alagoas, Alfredo Gaspar (PL) foi anunciado nesta quarta-feira, 05, como candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
A definição coloca um representante de Alagoas em uma das principais disputas nacionais e consolida a estratégia do Partido Liberal de lançar uma chapa formada exclusivamente por integrantes da legenda, após o fracasso das negociações para ampliar a coligação com partidos de centro-direita.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa em Brasília, na presença de lideranças do PL e de parlamentares aliados. Ao apresentar o companheiro de chapa, Flávio Bolsonaro destacou a trajetória de Alfredo Gaspar na segurança pública, sua atuação no Ministério Público de Alagoas e o trabalho como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
"É uma pessoa que eu aprendi a admirar pela coragem, honestidade e pela sua história à frente da segurança pública. Alguém que enfrentou e defendeu os nossos aposentados na CPMI do INSS e que representa o Nordeste de fato", afirmou o candidato à Presidência durante o evento.
Ex-promotor de Justiça, Alfredo Gaspar foi procurador-geral de Justiça de Alagoas e secretário estadual de Segurança Pública antes de ingressar na política partidária. Ele foi eleito deputado federal em 2022 e ganhou projeção nacional ao assumir a relatoria da CPMI que investigou fraudes relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tornando-se uma das vozes de destaque do PL na Câmara dos Deputados.
Em seu primeiro discurso como candidato a vice-presidente, Gaspar agradeceu a confiança de Flávio Bolsonaro e afirmou que pretende contribuir para um projeto de governo voltado ao fortalecimento das instituições e ao combate à criminalidade.
A escolha de Alfredo Gaspar representa uma mudança significativa na estratégia adotada por Flávio Bolsonaro durante a fase de articulações eleitorais. Nas últimas semanas, o senador defendia publicamente a composição de uma chapa com uma mulher na vice-presidência e buscava um nome que pudesse ampliar a aliança política com partidos como Progressistas (PP), Republicanos e a federação União Brasil-PP.
Entre os nomes cogitados para ocupar a vaga estavam a senadora Tereza Cristina (PP-MS), a ex-presidente da Caixa Econômica Federal Daniella Marques (Republicanos), a deputada Simone Marquetto (PP-SP), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a vereadora Priscila Costa (PL-CE), além de outras lideranças femininas da centro-direita. Todas participaram ou foram lembradas durante o evento, recebendo agradecimentos públicos de Flávio Bolsonaro.
A indicação também fortalece a presença do Nordeste na campanha presidencial do PL. Durante o anúncio, dirigentes da legenda ressaltaram que Alfredo Gaspar reúne experiência administrativa, atuação jurídica e forte identificação com a região, características consideradas estratégicas para ampliar o diálogo da candidatura em estados nordestinos.
Até ontem, quarta-feira, 04, Alfredo Gaspar era candidato a uma vaga ao Senado por Alagoas. A mudança de cenário ocorreu após convite direto de Flávio Bolsonaro para integrar a chapa presidencial, alterando completamente o planejamento eleitoral do parlamentar alagoano.
Assista:
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Enfermeira esfaqueia amiga após discussão em União dos Palmares
Após atualização, entenda o que mudou nas regras para fiscalização da Lei Seca
Advogada, filha de policial, é baleada na cabeça e no tórax durante tentativa de homicídio em Maceió
FAF abre concurso para criação de nova marca e identidade em comemoração ao centenário

