Blogs

Vice de Renan Filho segue como mistério: Yale Fernandes, Davi Davino Filho e nome do PT entram no radar para composição da chapa

Por Política em Pauta 31/07/2026 11h11
Por Política em Pauta 31/07/2026 11h11
Vice de Renan Filho segue como mistério: Yale Fernandes, Davi Davino Filho e nome do PT entram no radar para composição da chapa
Renan Filho - Foto: Assessoria

Uma das principais incógnitas da pré-campanha eleitoral permanece sem resposta: quem será o candidato a vice-governador na chapa de Renan Filho (MDB). A poucos dias da convenção estadual do partido, marcada para 05 de agosto, o MDB mantém absoluto silêncio sobre a definição, enquanto diferentes grupos políticos intensificam as articulações nos bastidores.

O mais novo nome a entrar na lista de possibilidades é o do secretário da Prefeitura de Arapiraca e presidente do MDB no município, Yale Fernandes. Ligado politicamente ao prefeito Luciano Barbosa, Yale é apontado por aliados como uma alternativa capaz de aproximar ainda mais o gestor arapiraquense do projeto liderado por Renan Filho e pelo senador Renan Calheiros.

Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores mantém firme a reivindicação pela vaga de vice. Sob a presidência do deputado estadual Ronaldo Medeiros, a legenda avalia que a composição reforçaria o alinhamento político entre Renan Filho e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os nomes mais lembrados dentro do PT aparecem o próprio Ronaldo Medeiros, o ex-deputado estadual Judson Cabral e Dafne Orion, liderança que já foi cogitada para integrar a chapa de Rafael Brito na disputa pela Prefeitura de Maceió em 2024. 

A busca por um vice com forte influência em Maceió também alimenta especulações envolvendo Davi Davino Filho (Republicanos). Considerado por diversos aliados como o nome eleitoralmente mais competitivo para ocupar a vaga, Davi reúne um histórico recente de desempenho expressivo na capital.

Apesar do interesse, o cenário é considerado complexo. O Republicanos integra a base do governo estadual, mas a deputada estadual Rose Davino, mãe de Davi, disputará a reeleição pela federação formada por PP e União Brasil, grupo comandado em Alagoas pelo pré-candidato ao Senado Arthur Lira. Sem um entendimento político mais amplo entre as lideranças, a composição enfrenta obstáculos que reduzem as chances de concretização da aliança.

A convenção do MDB está marcada para o próximo dia 05 de agosto, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.

Política em Pauta

Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!

Ver todos os posts