Blogs
Ministério Público Federal processa condomínio em Maragogi por danos ambientais a manguezal
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra um condomínio residencial localizado em Maragogi (AL) devido à degradação ambiental causada pela remoção de vegetação nativa e pelo aterramento de 3.500 metros quadrados de manguezal sem autorização dos órgãos ambientais competentes. O objetivo da ação é buscar compensação ambiental pelos danos causados ao ecossistema costeiro.
A área degradada foi transformada em uma "área verde", com o plantio de espécies exóticas, comprometendo um ambiente essencial para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico. Mesmo após pagar uma multa aplicada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), o condomínio sustenta que não há necessidade de medidas adicionais. No entanto, a procuradora da República Juliana Câmara enfatiza que o pagamento da multa administrativa não exime o responsável de reparar ou compensar os danos ambientais, pois a responsabilidade ambiental no Brasil é tríplice: administrativa, civil e penal, sendo essas instâncias independentes.
De acordo com laudos técnicos do IMA, a degradação da área impossibilitou sua recuperação natural, devido ao avanço das construções no local. Diante desse cenário, o MPF solicita que o condomínio seja condenado a pagar uma indenização para compensação ambiental, cujo valor será determinado por perícia ou arbitramento judicial.
A indenização deverá levar em conta, inclusive, os créditos de carbono perdidos com a destruição da vegetação de mangue, que tem capacidade de armazenar até cinco vezes mais carbono do que florestas terrestres. A perda desse estoque de carbono representa um retrocesso ambiental significativo, especialmente frente à necessidade urgente de combate às mudanças climáticas.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Uneal oferta 1.235 vagas em 36 cursos pelo Sisu 2026; veja áreas
Polícia Civil investiga tentativa de feminicídio e busca ex-marido suspeito no interior de Alagoas
Navio que saiu de Maceió enfrenta pane hidráulica e provoca pânico em cruzeiro no retorno à capital
Condenado por tentativa de homicídio é preso após 17 anos durante operação da DHPP, em Alagoas

