Blogs
Deputado Daniel Barbosa reforça defesa pela emancipação do campus da Ufal em Arapiraca

O deputado federal Daniel Barbosa (PP) voltou a defender a emancipação do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, destacando a importância da autonomia administrativa e financeira para solucionar problemas estruturais e fortalecer a educação superior no Agreste alagoano.
Por meio das redes sociais, o parlamentar ressaltou que tem acompanhado de perto as dificuldades enfrentadas por alunos e professores, especialmente no que diz respeito à infraestrutura precária do campus. "Recebi muitas mensagens e tenho conversado com alunos e professores sobre esses problemas, que para mim, como arapiraquense, deputado federal e membro da Comissão de Educação, são inaceitáveis. Concentrar a gestão da Universidade diretamente no campus significa dar autonomia e agilidade para resolver problemas recorrentes, como infiltração, que quanto mais demoram a ser solucionados, mais caros e complexos se tornam", afirmou Daniel Barbosa.
Para fortalecer o debate sobre o tema, o deputado informou que irá realizar uma audiência pública com especialistas da área de educação, além de representantes de outras universidades que passaram por processos semelhantes de emancipação. Como exemplo, citou a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) (em Garanhuns), desmembrada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2018. "Essa é uma caminhada que estamos iniciando, mas juntos vamos conseguir vencer. Conto com vocês nessa luta", declarou o deputado.
A criação da Universidade Federal do Agreste e Sertão de Alagoas é uma pauta defendida por Daniel Barbosa desde o início do seu mandato na Câmara dos deputados. Segundo ele, a autonomia permitirá maior acesso a recursos para expansão dos cursos e modernização das instalações. Entre os principais projetos vinculados à emancipação, está a construção de um Hospital Universitário, que atenderá a demanda dos cursos da área de saúde, como Medicina e Enfermagem, além de ampliar o atendimento médico à população do Agreste e Sertão.
O campus de Arapiraca já conta com 23 cursos de graduação e três programas de mestrado, sendo um dos principais polos acadêmicos do interior de Alagoas. No entanto, enfrenta desafios como a interdição de blocos devido a problemas estruturais, forçando a adoção do ensino remoto para parte dos cursos. Estudantes têm realizado protestos contra a falta de investimentos e cobram soluções rápidas para a infraestrutura do campus.
Diante desse cenário, Daniel Barbosa reforça que a emancipação do campus é um caminho necessário para garantir a qualidade do ensino e a permanência dos alunos na região. "Vamos trabalhar para emancipar o campus da Ufal Arapiraca, para que problemas de infraestrutura sejam resolvidos com rapidez e não prejudiquem mais o andamento das aulas. Já destinei mais de R$ 2 milhões para reestruturar, modernizar e equipar a Ufal. Seguirei nessa luta. Conto com vocês. Vamos juntos!", concluiu o deputado.
Assista:

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Ufal abre credenciamento de MEIs para serviços de jardinagem nos campi

Homem que participava de encontro com mulheres morre afogado em piscina no Pontal do Peba

Inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências estão abertas

Penedenses são destaque na etapa do campeonato alagoano de Águas Abertas no rio São Francisco
