Blogs
TRE se reúne com representantes do movimento negro e recebe denúncias de racismo religioso nas eleições de Alagoas
Representantes do Instituto do Negro de Alagoas e da Bancada Negra se reuniram com o desembargador eleitoral José Cícero Alves e o juiz auxiliar Diego Araújo Dantas, no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), para abordar dois casos graves: o racismo religioso enfrentado pelo Babalorixá Elias, do Terreiro Hunkpámè Hundésò, e ameaças recebidas pela coordenadora da Bancada Negra, Alycia.
Conforme o INEG Alagoas , o Babalorixá Elias, do Terreiro de candomblé Hunkpámè Hundésò, situado no município de Joaquim Gomes tem sido alvo de racismo religioso praticado por um candidato à prefeito de Joaquim Gomes, o qual, tem espalhado vídeos na redes sociais afirmando que o candomblé não seria a "verdadeira religião", sendo esta a religião professada pelo candidato Elias Shalom.
Ainda na mesma reunião, o INEG reivindicou celeridade das investigações que envolvem as ameaças sofridas por Alycia, coordenadora da Bancada Negra e candidata a vereadora por Maceió. Os advogados da candidata informaram já terem protocolado denúncia na Polícia Federal (PF) e pediram uma atenção especial do Tribunal quanto ao caso.
O juiz Diego Dantas enfatizou que a atual gestão do Tribunal, sob a liderança do presidente Klever Loureiro, se preocupa com essas denúncias e está comprometida em tomar as devidas providências. O Comitê de Promoção à Equidade Racial, instituído em março, será fundamental para fomentar a participação de pessoas negras e quilombolas nas eleições, combatendo desigualdades raciais na Justiça Eleitoral de Alagoas.
“A atual gestão do Tribunal, especialmente a pessoa do presidente Klever Loureiro, tem uma visão muito humana e inclusiva. Ouvimos com muito pesar as denúncias e nos preocupa que o período eleitoral seja marcado por casos graves como estes em Alagoas. Certamente, o presidente, no que couber ao Tribunal, determinará a adoção de providências para o encaminhamento aos órgãos competentes a fim de que haja a devida investigação”, pontuou o juiz Diego Dantas.
“Nós estamos tentando construir um país de respeito, de diversidade e de democracia. Chega de violência política de gênero ou de raça! Precisamos avançar no combate ao racismo em todas as esferas da sociedade, mas, em especial, nos espaços políticos”, afirmou o presidente do INEG/AL, Jeferson Santos.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Homem morre afogado no Pontal do Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Identificados homens assassinados na Orla de Pilar, após tiroteio na madrugada de hoje
Papa pede paz entre nações “ensanguentadas por conflitos e miséria"
Raylla Valentina é a primeira criança de 2026 a nascer na rede estadual de saúde de Alagoas

