Blogs
Penedo supera todas as metas dos indicadores e é nota 10 no Previne Brasil
A Prefeitura de Penedo colhe os frutos de uma administração focada em trabalhar para o povo. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) comemora a nota 10 que conseguiu no primeiro quadrimestre de 2024 no Previne Brasil e está em primeiro lugar entre os municípios de Alagoas com população acima de 15 mil habitantes.
Criado em 2019 pelo governo federal, o Previne Brasil mede avanços na saúde em sete indicadores específicos a cada quadrimestre, principalmente atendimentos direcionados para a saúde da mulher.
Na soma geral, o trabalho desenvolvido diariamente nos postos de saúde de Penedo superou todas as metas estabelecidas no programa, resultado de estratégias bem planejadas e executadas para garantir mais saúde à população penedense.
Os dados mais recentes do Previne Brasil comprovam que a Prefeitura de Penedo desenvolve os melhores serviços na área de saúde entre todos os municípios alagoanos com mais de 15 mil habitantes. E no comparativo com as oito cidades da 6ª Região de Saúde, Penedo lidera o ranking, com Piaçabuçu na penúltima posição e Coruripe em quarto lugar.
O destaque está no acompanhamento pré-natal, com 80% das gestantes realizando, pelo menos, seis consultas durante o período de gestação, índice que se aproxima do dobro estabelecido pelo Ministério da Saúde (45%).
A administração Ronaldo Lopes também alcança 95% de gestantes atendidas com pelo menos uma consulta odontológica, percentual bem acima dos 60% exigidos no Previne Brasil. Além disso, 96% das mulheres grávidas assistidas na rede da Atenção Básica municipal realizaram testes para sífilis e HIV. Neste caso, a meta é de 60%.
Outro indicador importante avaliado no Previne Brasil e cujo resultado atesta o excelente trabalho da Secretaria de Saúde de Penedo é a cobertura vacinal contra poliomielite e a aplicação da tetravalente. Penedo superou a meta estabelecida em 95% de crianças vacinadas, alcançando cobertura de 98%.
Nos demais indicadores, a SEMS também superou as metas, entre eles para mulheres de 25 a 64 anos que realizaram coleta para citologia ao longo de 3 anos, beneficiando 57% do público cuja meta é 40%.
Nos atendimentos para homens e mulheres, as consultas para pessoas hipertensas chegaram ao percentual de 62%, 12% acima da meta, assim como as consultas com diabéticos, fechando em 58% para a meta estabelecida em 50%.
Todos esses avanços são fruto de trabalho diário e conjunto das equipes de saúde, inclusive por meio de programas municipais como o Cegonha Penedense, que incentiva as gestantes a fazer o pré-natal completo, e o Penedo Cuida, que realiza atendimento em domicílio para pacientes acamados e domiciliados.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Seis pessoas da mesma família morrem em acidente enquanto voltavam da praia, no PR
Veja dicas para se proteger da onda de calor extremo
Homem morre em batida envolvendo três carros e caminhão em Atalaia
Prédio da Rádio Gazeta FM é alvo de ataque com pedrada em Arapiraca

