Blogs

Renan Calheiros parte em defesa de Alexandre Padilha e critica Arthur Lira

Por Política em Pauta 15/04/2024 10h10
Por Política em Pauta 15/04/2024 10h10
Renan Calheiros parte em defesa de Alexandre Padilha e critica Arthur Lira
Renan Calheiros e Arthur Lira - Foto: Divulgação

O senador Renan Calheiros (MDB) usou as redes sociais para agir em defesa do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e criticar o deputado federal, presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Ao falar sobre a postura de Lira, rival histórico de Calheiros em Alagoas, o senador afirmou que a postura do deputado federal alagoano é de "advocacia política de facínora".

"O ódio do pres. da Câmara contra o min. Padilha é o veneno resultante do próprio erro. Advocacia política de facínora, preso após provas robustas, é ainda uma afronta ao STF, que decidiu tecnicamente pela prisão. Terceirizar a incompetência não apaga o tiro no pé. Faltam 9 meses", afirmou, fazendo referência ao fim do mandato do presidente da Câmara no cargo.

Desde a última quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados do ministro vêm partindo em defesa de Padilha ante as acusações de Lira, o que volta a estremecer a relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados.

Na sexta-feira, o presidente elogiou o auxiliar pela atuação e provocou Lira ao dizer que, “só de teimosia”, vai deixar Padilha mais tempo no ministério — o presidente da Câmara vem articulando pela derrubada do desafeto e pela inclusão de alguém com quem tenha melhor diálogo, como o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Renan engrossa a fila de aliados que criticaram a fala de Lira sobre o ministro palaciano, aproveitando para alfinetar um rival de décadas em Alagoas.