Blogs

Luciano Barbosa leva Arapiraca a conquistar prêmio internacional com a Ciclovia do Trabalhador

Por Paulo Marcello 22/03/2024 09h09
Por Paulo Marcello 22/03/2024 09h09
Luciano Barbosa leva Arapiraca a conquistar prêmio internacional com a Ciclovia do Trabalhador
Luciano Barbosa leva Arapiraca ao topo na premiação mundial de cidades inteligentes - Foto: Assessoria

A nova edição da Smart City, promovida pelo iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes, teve este ano uma novidade: o Smart City Brazilian Awards, edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes. Arapiraca (AL), Joinville (SC) e Leopoldina (MG) foram as finalistas na categoria Mobilidade Urbana e a vencedora foi a cidade alagoana com a implantação da Ciclovia do Trabalhador, idealizada pelo prefeito Luciano Barbosa.

A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (21) no Teatro Positivo, em Curitiba (PR). A premiação inédita teve como objetivo divulgar e reconhecer os municípios brasileiros que contam com ‘cases’ inteligentes e transformam vidas. Ao todo, foram inscritos cerca de 300 projetos inovadores das cinco regiões do país.

Representando o prefeito Luciano Barbosa, a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, celebrou esse prêmio como parte do centenário de Arapiraca, indicando que a Ciclovia do Trabalhador é sim uma premiação diária.

“Que presente a gente está recebendo neste centenário, esse é um momento impagável. Eu gostaria de dizer a vocês que essa premiação é diária. Ao ver como a nossa população utiliza esse projeto em seu dia a dia, para ir ao trabalho, à escola, enfim, se locomover nos traz a mente a lembrança de uma antiga ferrovia que hoje está sendo referência de mobilidade urbana para toda a comunidade, isso é uma premiação diária”, comemorou a secretária.

De acordo com o diretor de Relações Governamentais do iCities, Roberto Marcelino, a premiação estimula a gestão pública a pensar de forma mais moderna e eficiente, incentivando o desenvolvimento da nação.

“O Brasil vem tendo cada vez mais protagonismo nessa temática tão importante para os cidadãos e é importante salientar que muitos ‘cases’ finalistas são de cidades pequenas e médias, demonstrando que o potencial de cidades inteligentes vale para todos os municípios”, afirmou Roberto Marcelino.

Ciclovia do Trabalhador – The Best

A Ciclovia do Trabalhador levou a premiação por ter implantado uma rede de mobilidade ativa em Arapiraca, utilizando a antiga linha férrea como eixo central, transformando uma área abandonada em um corredor urbano vital.

Iniciado pela prefeitura em resposta à desativação da ferrovia em 1980, o projeto preservou os trilhos, criou calçadas acessíveis, ciclovias iluminadas e arborizadas, promovendo a integração entre áreas residenciais, comerciais, escolas e transporte público.

Com discussão prévia e planejamento detalhado, a obra foi executada em etapas, priorizando a preservação da história local. Os resultados incluem melhorias na paisagem urbana, segurança, aumento das atividades físicas, e impulsionamento da economia local ao redor da antiga linha férrea.