Blogs

“Exagerado” foi a canção de Cazuza mais tocada no Brasil nos últimos 10 anos

Por Paulo Marcello com Portal Sucesso 05/04/2023 12h12 - Atualizado em 05/04/2023 12h12
Por Paulo Marcello com Portal Sucesso 05/04/2023 12h12 Atualizado em 05/04/2023 12h12
“Exagerado” foi a canção de Cazuza mais tocada no Brasil nos últimos 10 anos
Ecad homenageia Cazuza, que faria 65 anos nesta semana - Foto: Divulgação

De acordo com os principais segmentos de execução pública de música, "Exagerado" (Cazuza / Ezequiel Neves / Leoni) foi a canção mais tocada no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública de música. Já “Codinome Beija-Flor” (Reinaldo Arias / Cazuza / Ezequiel Neves) é o sucesso de Cazuza que tem mais regravações cadastradas até o momento. 

Mesmo Cazuza tendo morrido há tanto tempo, os direitos autorais de execução pública sobre sua obra são garantidos pela lei federal 9.610/98, que determina que os herdeiros recebam os rendimentos por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias). Apontado como um dos ícones da Música Popular Brasileira, o artista carioca, cuja obra passeia pelo pop, rock e blues, morreu aos 32 anos anos, em 1990, por complicações decorrentes da Aids (à época uma doença ainda sem cura). 

“É importante destacar também que Cazuza recebe seus direitos autorais porque, além de continuar filiado à gestão coletiva da música no Brasil, os canais e espaços que utilizam músicas, como rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva, pagam pelo licenciamento musical. Se não houvesse o pagamento dos direitos autorais, compositores e artistas não poderiam receber os valores por suas músicas”, destaca o Ecad. 

Nascido no dia 4 de abril de 1958, Cazuza, se vivo, completaria 65 anos na última terça-feira. Apesar de sua partida precoce, suas canções continuam bastante executadas em rádios e no ambiente online e sua obra mantem-se influenciando as novas gerações. 

“Cazuza foi cantor, compositor e poeta e tem 230 obras musicais e 272 gravações. Suas obras musicais são as composições deixadas por ele, contendo letra e/ou melodia. Já as suas gravações são os registros que deixou de obras musicais que estão disponibilizadas ao público no formato digital, que podem ser ouvidas nas diferentes plataformas, ou no formato físico, como nos DVDs e CDs”, explica o órgão.