Blogs

Vamos conversar sobre concurso público e Direito?

Por Cledson José da Silva 14/03/2023 01h01 - Atualizado em 14/03/2023 01h01
Por Cledson José da Silva 14/03/2023 01h01 Atualizado em 14/03/2023 01h01
Vamos conversar sobre concurso público e Direito?
Cledson José da Silva - Foto: Cledson José da Silva

Olá, pessoal!

É com imensurável satisfação que passo a escrever nesse espaço.

Depois de algum tempo com ideias guardadas submetidas ao inevitável passar do tempo, agora, finalmente, passo a compartilhar com todos vocês textos decorrentes de algumas experiências e opiniões, tanto no campo pessoal quanto profissional.

Inicialmente, permitam que eu faça uma breve apresentação.

Para quem não me conhece, sou Cledson José da Silva, natural de Arapiraca, Delegado de Polícia Federal, ex-Técnico da Justiça Federal do RS/TRF4 (assessor de Juiz Federal), do TRF3/SP (assistente de Desembargador Federal) e do TJPE (assessor de Juiz de Direito). Fui aprovado, dentre outros concursos, para Analista da Justiça Federal/TRF5 e do TJPE. Ainda durante a graduação, no 7º período do curso de Direito, fui aprovado nas duas fases da OAB (V Exame). Contudo, a OAB não aceita candidatos antes do no 9º período do curso. Então, tive que refazer o exame quando cheguei ao 9º semestre, no qual fui novamente aprovado nas duas etapas do VIII Exame de Ordem.

Já estou há mais de 10 anos no "mundo dos concursos públicos". Posso dizer que mudei a minha realidade por meio desse mecanismo e acredito na educação como instrumento para mudar vidas.

Hoje sou Delegado de Polícia Federal, mas antes disso houve um longo percurso, de curvas tão sinuosas e cheias de percalços, com tantas dúvidas e angústias, tantos medos e frustrações que só a implacável passagem do tempo fez-me compreender minha própria trajetória.

Mas também não posso reclamar. Houve muitas alegrias e vitórias, muitas comemorações e momentos inesquecíveis. Tantos lugares conheci por meio do concurso. Inúmeras pessoas incríveis passaram pela minha história, cada qual em sua etapa específica, cada uma contribuindo um pouco para a minha evolução pessoal.

Passado tudo isso, é momento de compartilhar um pouco do que vivi, de entregar um tanto do que recebi da vida.

É isso que teremos nesse espaço, conhecimento e histórias reais sobre momentos na vida de alguém que viveu o concurso público e experimentou o Direito.

É nessa toada que escreveremos por aqui, dividindo as postagens, inicialmente, em dois grupos:

(1) Concursos Públicos. Toda terça-feira farei uma publicação nessa temática, na qual buscarei compartilhar um pouco da nossa experiência, fornecendo informações aos candidatos de qualquer concurso público, mas em especial das áreas da segurança pública, tribunais e OAB, com as quais tive maior contato; e

(2) Refletindo o Direito. Às quintas-feiras, nossas postagens serão comentários e apontamentos breves sobre as principais modificações legislativas e julgamentos dos tribunais superiores, notadamente do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

Por fim, espero que as informações aqui exposadas nos nossos encontros sejam carregadas de utilidade e, em alguma medida, possamos contribuir para a evolução de cada leitor(a).

Que eu possa servir de instrumento para que alguém mais mude a sua realidade. Que alguém mais faça da vida um pouco mais.

Que minhas palavras possam servir de sustentáculo para renovar sua esperança em si mesmo e para te lembrar que as adversidades de hoje serão meras lembranças distantes amanhã, quando, enfim, você tiver chegado onde deseja. Quando, por fim, você estiver onde merece estar.

Lao-Tse disse que "uma longa jornada começa com o primeiro passo".

Convido vocês para juntos darmos esse passo!

Até quinta, com nosso primeiro tema jurídico.


Gostou? Então segue no Instagram @dpfcledson