Blogs

Collor anuncia que Alfredo Gaspar será Secretário de Segurança em seu governo

Por Paulo Marcello 28/09/2022 09h09
Por Paulo Marcello 28/09/2022 09h09
Collor anuncia que Alfredo Gaspar será Secretário de Segurança em seu governo
Collor anuncia Gaspar para SSP - Foto: Divulgação

O candidato ao governo de Alagoas, Fernando Collor de Melo (PTB), confirmou nesta quarta-feira (28) que Alfredo Gaspar de Mendonça irá comandar a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em seu governo. O anúncio já havia sido feito durante o debate dos candidatos na noite de ontem, na TV Gazeta.

Collor acredita que Alfredo Gaspar é o nome mais apropriado para atuar no combate à criminalidade em Alagoas, assim como já fez nas outras oportunidades que comandou a SSP. Essa foi a melhor notícia para o povo alagoano durante o debate entre os postulantes ao cargo de governador e teve centenas de comentários positivos nas redes sociais.

Fernando Collor foi o primeiro candidato a anunciar um dos nomes que farão parte da nova gestão estadual a partir de 2023. Rumores dão conta que outros nomes podem ser anunciados nos próximos dias, o que comprova o compromisso e o respeito ao povo alagoano que vai ás urnas no próximo domingo.

Quem é Alfredo Gaspar?


Promotor de Justiça de 3ª entrância, Alfredo Gaspar de Mendonça iniciou a carreira no Ministério Público Estadual (MPE) de Alagoas em 8 de abril de 1996 na Promotoria de Justiça de Maravilha.

Atuou como promotor em Palmeira dos Índios, Satuba, Paulo Jacinto, Quebrangulo, além de ter exercido seu ofício em várias Promotorias Especializadas da Capital e nos gabinetes da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria Geral.

Na condição de representante do MPE, participou também das investigações de casos de grande repercussão no Estado, a exemplo do assassinato da ex-deputada federal Ceci Cunha (1998) e do extermínio de moradores de rua em Maceió (2010).

Alfredo Mendonça também já compôs o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e, ano passado, foi o secretário da Comissão do Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público Estadual de Alagoas.

Passou duas vezes pela coordenação do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do MPE, cuja missão principal é investigar organizações criminosas ligadas a assassinatos, tráfico de drogas e armas e quadrilhas especializadas em desviar recursos públicos.

O Grupo ganhou reconhecimento após deflagrar sucessivas operações, que contam com as parcerias da 17ª Vara Criminal da Capital e das Polícias Militar e Civil, que costumam ser finalizadas com prisões e farto material apreendido após os cumprimentos de mandados de busca e apreensão.

Pelos trabalhos à frente do Gecoc, o promotor recebeu em 2012 a Medalha Mérito do Ministério Público.