Blogs

Candidato a deputado defende criação da Defesa Civil Mirim

Por Paulo Marcello 07/09/2022 10h10
Por Paulo Marcello 07/09/2022 10h10
Candidato a deputado defende criação da Defesa Civil Mirim
Lindomar Ferreira, candidato a deputado - Foto: Arquivo pessoal

Preocupado com a segurança da população, o candidato a deputado estadual, especialista em defesa civil, Lindomar Ferreira (Avante), pretende criar o programa ‘Agente de Defesa Civil Mirim’ para levar informações - às crianças e adolescentes - sobre como agir em caso de acidentes ou desastres naturais, como enchentes e deslizamentos.

“Segurança é primordial, salva vidas e esta lição também pode ser levada às escolas, por meio dos agentes de Defesa Civil, Bombeiros e até pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Quando chegar Assembleia, farei um projeto para criar o Agente Mirim de Defesa Civil entre outras ações em benefício da comunidade alagoana”, afirmou.

Segundo o candidato, boa parte da população desconhece o número da Defesa Civil e, em casos de desastres, acabam ligando para a Polícia (190), quando o correto seria contatar o 199, que tem todo o aparato para dar as primeiras instruções e iniciar as ações cabíveis. A ideia é levar o programa de conscientização para todas as escolas do Estado, defender e elevar a importância da Defesa Civil.

A Defesa Civil é o órgão especializado em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. As ações do órgão têm a função básica de proteger a vida, por meio de ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção.