Blogs

Vereador Fabiano Leão questiona instalação de medidores de energia nas calçadas

Por Paulo Marcello 07/06/2022 11h11
Por Paulo Marcello 07/06/2022 11h11
Vereador Fabiano Leão questiona instalação de medidores de energia nas calçadas
Equatorial retira medidores das paredes e instala em postes - Foto: Cortesia

A população de Arapiraca começou, há alguns dias, a perceber a presença de postes da Equatorial Alagoas em frente das residências, instalados com os medidores de energia elétrica, nas calçadas. O fato vem causando revolta de moradores que ganharam apoio do vereador Fabiano Leão que disse que nenhum cidadão merece uma coisa desse tipo.

“Eles chegam sem avisar, retiram os medidores que estão embutidos nas paredes e instalam num poste em cima da calçada, como se a cidade não tivesse ordem. Não existe nenhuma solicitação desta empresa pra fazer essa troca e ainda botar os custos da instalação na conta do cidadão. Existe um código de postura e mesmo que a prefeitura aprove essa medida tenho certeza que a Câmara não vai aprovar”, disse Fabiano.

Além de serem frágeis, os medidores foram colocados no meio das calçadas, atrapalhando a passagem dos pedestres no bairro Planalto, onde as mudanças da Equatorial foram iniciadas há alguns dias. Outro problema, relatado por moradores do Planalto, é sobre a ação de vândalos que podem quebrar o medidor ou mesmo desligar a energia das residências. 

A empresa emitiu uma nota de esclarecimento informando que a mudança foi feita em unidades consumidoras, cujo equipamento está fora do padrão. 

leia a nota:  

Nota de esclarecimento – Ação de Regularização de Padrão  

A Equatorial esclarece que, como parte das ações de inspeção de rotina, realizou a substituição dos padrões de entrada em algumas unidades consumidoras no bairro Planalto, no município Arapiraca, região agreste de Alagoas, ao constatar problemas técnicos e de segurança nas instalações. 

Durante a vistoria, as equipes técnicas identificaram que o padrão de ligação de alguns clientes estava instalado em postes de jardins, na parte interna das residências, o que não condiz com o padrão de segurança definido pela distribuidora, que segue as normas aprovadas pelos órgãos competentes, e representavam risco de acidentes. 

Além disso, de acordo com a Resolução 1000 da Aneel, os equipamentos da Distribuidora devem estar acessíveis, isso inclui o ramal de ligação e o medidor. Já o padrão de ligação, ele é responsabilidade financeira do consumidor, mas segue as normas e padrões da distribuidora e deve estar instalado no limite da via pública com o imóvel.

A empresa reforça que toda a ação aconteceu em conformidade com o estabelecido pelo Órgão Regulador e que, o novo padrão instalado, com a fixação do ramal em poste externo, irá oferecer as condições técnicas seguras para o imóvel e ainda contribuir para que não haja impedimento do acesso das equipes em caso de inspeções e ocorrências, a exemplo de falta de energia. 

A Equatorial Alagoas ressalta que o procedimento de notificação para que o cliente providencie a externalização do padrão é regulamentado pela Aneel e pode ocorrer em casos de impedimentos consecutivos de acesso ao medidor ou em situações de deficiência técnica. Após a notificação, o cliente terá um prazo para regularizar o padrão conforme normas e padrões técnicos, sujeito a suspensão no fornecimento em caso de descumprimento ao normativo.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas