Blogs

Criação de federação entre PSB e PT irá unir JHC e Paulão em Alagoas

Por Paulo Marcello 09/12/2021 18h06
Por Paulo Marcello 09/12/2021 18h06
Criação de federação entre PSB e PT irá unir JHC e Paulão em Alagoas
JHC e Paulão - Foto: montagem (JA)

Aprovada pelo Congresso Nacional, em setembro deste ano, a nova regra permite que dois ou mais partidos formem uma federação para atuar de forma conjunta, por quatro anos nas esferas municipal, estadual e federal. Em Alagoas, a federação entre PT e PSB pode unir o deputado federal Paulão e o prefeito de Maceió, JHC.  

Em reunião na última quarta-feira (1º), deputados federais do PSB confirmaram que pretendem formalizar esta união com legendas progressistas, entre elas o Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão dos 25 parlamentares que compõem a bancada foi quase unânime, tendo apenas um dos deputados votado contrário a proposta de autorizar a direção do partido a caminhar para construir uma federação.

O que se sabe, até agora, é que aqui em Alagoas os principais líderes do PT e PSB sequer conversaram sobre essa possibilidade, mas o fato é que ambos poderão subir no mesmo palanque em 2022. Isso é, se continuarem em seus partidos.  

O prazo para que os partidos confirmem ou não a aliança acaba em 2 de Abril, mas o processo está avançando rapidamente e as negociações devem ser concluídas antes das festas de fim de ano.