Blogs

Câmara Municipal convoca MP e Defensoria Pública para tentar reabrir Hospital Afra Barbosa

Por Paulo Marcello 18/08/2021 07h07
Por Paulo Marcello 18/08/2021 07h07
Câmara Municipal convoca MP e Defensoria Pública para tentar reabrir Hospital Afra Barbosa
Sessão da Câmara Municipal - Foto: Cláudio Roberto/Câmara

A Câmara Municipal de Arapiraca irá vistoriar as instalações do Hospital Memorial Djacy Barbosa (antigo Afra Barbosa) nesta quarta-feira (18). O objetivo é diagnosticar a atual situação da unidade hospitalar que teria fechado pela falta de alvará da Vigilância Sanitária. O requerimento para a visita de uma comissão especial foi aprovado na sessão desta terça-feira (17) e é de autoria do vereador Dr. Fábio.

No pedido do parlamentar, a comissão também deverá ser formada por integrantes da Vigilância Sanitária, do Ministério Público Estadual (MPE) e da Defensoria Pública, para que seja firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que o Hospital Djacy Barbosa assuma e se comprometa em atender às entidades referidas no requerimento.

Ao justificar o seu requerimento, o vereador chamou a atenção para o fato de que não é concebível que aconteça com o antigo Afra Barbosa, o que aconteceu com outras instituições de saúde de Arapiraca que fecharam suas portas. Ele lembra que é do conhecimento de toda população a briga familiar no hospital, porém, afirmou que isso não pode interferir numa instituição que já tratou e salvou milhares de vidas.

Dr. Fábio disse ainda que Arapiraca não pode perder um instrumento social tão importante para a saúde da cidade e região, que conta com mais de cem leitos que poderiam estar disponíveis para a população. E lamentou que neste momento, o Hospital da Família Barbosa, esteja fechado por conta de um alvará da Vigilância Sanitária, defendendo que o órgão municipal torne público os motivos para que a direção da unidade possa resolver o problema o quanto antes e que volte a estar apto para funcionar.

"Vamos nos unir e evitar que um hospital que salvou tantas vidas e pode continuar salvando, feche suas portas", conclamou o parlamentar, afirmando que vai protocolar no Ministério Público Estadual, documento pedindo providências.

Segundo o vereador, todos os funcionários do antigo Afra Barbosa foram demitidos, sem perspectivas de quando irão receber seus salários e direitos trabalhistas. Ele contou que um ex-enfermeiro do hospital chegou a se oferecer para trabalhar em sua casa para poder comprar comida para os próprios filhos.