Blogs

A importância da comunicação para as nossas relações: em especial entre pais e filhos

26/08/2020 20h08
26/08/2020 20h08
A importância da comunicação para as nossas relações: em especial entre pais e filhos
Comunicar-se é a melhor caminha para estreitar os laços entre as pessoas, então se conversar é o caminho para criar vinculo com as pessoas, precisamos então desenvolver conversas saudáveis e acolhedoras com nossos filhos, alunos e em todas as nossas relações interpessoais para termos uma vida equilibrada, então nada de querer dar lições de moral e querer convencer toda hora de que você está sempre correto e que o seu ponto de vista é o mais assertivo.

É fundamental que todos percebam que para que haja comunicação, ambos os lados precisam ter a mesma oportunidade de ouvir e de falar. Muitas das vezes não percebemos que temos dificuldade de escutar os outros, amamos quando a nossa voz é a que prevalece, e as vezes não percebemos que tal comportamento acaba afastando as pessoas.

Saber conversar de forma eficaz e coerente é uma arte, mas com esforço todos podemos desenvolver uma postura comunicativa adequada, eliminando tudo o que não for necessário, para que o que saia da nossa boca sejam palavras edificadoras e para fortalecer nossos relacionamentos.

Para melhorar o nosso nível de conversas e fazer com que nossa companhia seja agradável para as pessoas, é interessante que possamos implantar mecanismos comunicativos que facilitem a nossa interação com todos. Se você tem vergonha de iniciar uma conversa ou se acha introvertido, tem alguns assuntos que sempre caem bem em todos os contextos, e nunca sairá de moda, você sempre será visto com bons olhos se você puxar conversar sobre: filmes, livros, músicas, animais de estimação, comidas, esportes entre outros assuntos que cativam e satisfazem as preferencias das pessoas, e se mesmo assim, você ficar com vergonha de falar achando que estes assuntos são bobos, lembre-se que toda conversa é importante, por que de uma maneira ou de outra, nos vincula com o mundo do outro e vice versa.

Mas quando a dificuldade é falar com os filhos sobre temas mais complicados e delicados. E agora? O que fazer quando nossos filhos nos colocam em alguma saia justa? Primeiramente, é preciso respirar bem para não falar bobagem nem mentiras, e depois o caminho é dialogar sobre o assunto pertinente de forma verdadeira e simples, para que possamos desenvolver nas crianças e jovens não só o senso de verdade mas também consciência e responsabilidade pelas suas escolhas e isso só é possível se tivermos uma comunicação clara e dialogada, sem julgamentos, sem culpa e sem expectativas no outro...

É muito importante conversar sempre com os filhos sobre sexto, egoísmo, finanças, amizades, relacionamentos, violência, responsabilidade, empatia, resiliências e todos os assuntos que sejam importantes para o desenvolvimento biopsicossocial da criança e do jovem que temos em casa. Assim, eles perceberão que você terá sempre uma palavra amiga, acolhedora, um ombro amigo e uma comunicação baseada no amor.

 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts