Blogs

Dicas para ser um bom leitor

26/08/2020 20h08
26/08/2020 20h08
Dicas para ser um bom leitor
Foto: Preez/Unsplash/Reprodução
Sabemos que muitas estratégias podem ser utilizadas para melhorar os nossos resultados para termos uma leitura eficaz, por isso, vamos analisar algumas estratégias que ajudam a potencializar este hábito em nossa vida pois sabemos que uma leitura quando é realizada de forma eficiente nos abre um mundo de possibilidades em todos os sentidos, em especial no nosso conhecimento crítico.

As dicas aqui citadas são possibilidades para que um leitor possa abordar os textos lidos e melhorar sua compreensão e aprendizado e potencializar a sua leitura:

- Objetivos bem definidos – Antes de iniciar uma leitura, você precisa se perguntar qual é o objetivo e o motivo de você querer ler aquele texto, pois em tudo nesta vida quando sabemos o que queremos fica mais fácil sabermos onde vamos chegar e assim teremos sucesso nas nossas escolhas!

- Elimine distrações no momento da leitura – Uma leitura completa exige que você esteja conectado com a mesma, para que você não se perca na leitura nem quando concluir a leitura não saiba por onde começou, elimine as distrações da mente e a dispersão de espirito, cada um deve conhecer o seu próprio ritmo de aprendizagem, por isso, elimine tudo o que te atrapalhe, se desconecte da tecnologia e foque a sua mente no que você está lendo para que seu cérebro possa processar toda informação adquirida e após uma análise crítica passe a se tornar uma aprendizagem significativa, ou seja, esteja para a leitura como ela está para você.

- Resgate seus conhecimentos prévios – é interessante que antes de iniciar a leitura de algum texto, você se questione do que você já conhece sobre o assunto, assim você estimulará as conexões neurais no seu cérebro para que você passa ativar seu subconsciente e ativar as conexões relacionadas ao assunto.

- Leia em voz alta – Esta estratégia é ótima para estimular o seu cérebro, colocando seus pensamentos e ideias numa ordem coesa, esta prática também é recomentada para identificar erros gramaticais e estruturais em um texto produzido por você.
- Faça fichas, esquemas, organogramas ou mapas mentais – é importante que você encontre uma estratégia que funcione para você como revisão do que você leu, isso facilitará para tornar uma leitura mais eficaz, pois as anotações que você realizar de acordo com a metodologia que mais se encaixar com o seu estilo fará com que seu cérebro relembre e se aprofunde no conhecimento adquirido.

- Elabora um resumo – Se você não tem habilidade em criar fichas, esquemas, organogramas ou mapas mentais, tente elaborar pelo menos resumos do que ler, você vai descrever o essencial do texto de forma dinâmica e eficaz para que você saiba o que aprendeu naquele texto. É importante que contemple no seu resumo a ideia mais importante sobre o tema.

- Pratique muito – para ser um bom leitor, você deve ler sempre, a leitura precisa se tornar um hábito na sua vida, não espere ter tempo livre para poder ler alguma coisa, se planeje e coloque na sua rotina este momento para investir no desenvolvimento do seu intelecto e de todos os tipos de conhecimento na sua mente, não adianta passar meses sem ler e depois querer ler um livro de 500 páginas em uma semana, assim a leitura não será um prazer em sua vida e sim uma obrigação.

- Ler ativamente – leia sobre tudo, procure pesquisar sempre, principalmente conteúdos do seu interesse pessoal, profissional, técnico, acadêmico, cientifico e religioso, enfim, o importante é que você aproveite a leitura ao máximo, pois quanto mais você aprender sobre determinados assuntos, mais fácil ficará as suas próximas leituras e assim você vai se aprofundando cada vez mais e saindo da superfície alienada da maior parte da população.
A leitura não pode terminar nunca, após concluirmos a leitura de um livro, revista ou artigo cientifico, precisamos continuar lendo o mesmo conteúdo nas mais variadas formas, tipologias e gêneros, precisamos valorizar leituras acadêmicas, cientificas e culturais .para assim abrirmos nossas visões de mundo e promovermos um diálogo entre o que já sabemos e os novos conhecimentos que estamos adquirindo.


 

Educação em Foco - Carla Emanuele

Carla Emanuele Messias de Farias. Presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes - ACALA, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE núcleo Arapiraca, Presidente da Delegacia Cultural de Alagoas - DCA Professora - Servidora Pública do Estado e do Município, Apresentadora do Programa Educação em Foco - TV Opps, Escritora, Pesquisadora - Membro do grupo de pesquisa “A polissemia da ação humana” do CNPq, Consultora Educacional e Professional Coach. 

Ver todos os posts