Blogs

Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, sai de cena, aos 63 anos de idade

Por Paulo Marcello 08/08/2020 00h12
Por Paulo Marcello 08/08/2020 00h12
Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, sai de cena, aos 63 anos de idade
Após 3 anos e 8 meses à frente da prefeitura de Arapiraca, faleceu nesta sexta-feira (7), na capital alagoana, o advogado, professor, administrador e político Rogério Auto Teófilo, aos 63 anos de idade. O prefeito estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arthur Ramos, em tratamento de uma infecção pulmonar.

O prefeito de Arapiraca também lutava contra um câncer agressivo no canal que liga o fígado ao pâncreas. Apesar das limitações, por conta do tratamento, Rogério Teófilo conseguiu manter sua rotina no comando da administração municipal, inclusive durante o tratamento de saúde.

Após a confirmação da morte do gestor, seu filho, Moacir Teófilo, escreveu uma mensagem nas redes sociais onde destacou a herança moral que Rogério deixou para a família.

"E na noite de hoje meu guerreiro descansou. Um dos dias mais difíceis que já vivi, mas com um sentimento de gratidão. Gratidão pelo exemplo de homem, de pai, marido e amigo. Aprendi com ele sobre os princípios mais importantes da minha vida. Quantas vezes ele puxava minha orelha e me mostrava o caminho correto. Quantas vezes ele me chamava para conversar. Quantas vezes me ligava seis da manhã para falar de seus planos e sonhos”.

E ainda:

“Nos últimos anos tive a oportunidade de trabalhar ao lado dele e ver tudo que desde pequeno eu pensava como maior orgulho: "ali é meu pai". Hoje, meu coração esta leve, pois ele descansou, mas aqui ele sempre viverá. Cuida da gente ao lado da nossa 'voinha Thereza, Meu querido, Meu velho, Meu grande amigo!", disse ele.

Rogério Teófilo formou-se em direito na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no ano de 1983. Anteriormente, formou-se em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac), em 1981. Chegou a cursar Psicologia, mas abandonou o curso.

O prefeito deixa esposa, a médica pediatra Lúcia Cajueiro Teófilo, com quem era casado há 35 anos, além de três filhos: Moacir, Rogério e Rafaelle e a neta Martina.

Carreira política e um sonho, ser prefeito 

Em 1990, Rogério foi eleito pela primeira vez como deputado estadual. Foi reeleito para o cargo duas vezes, em 1994 e 1998. Em 2002, foi eleito para deputado federal com 64.899 votos.

Nas eleições municipais de 2016, o educador Rogério Teófilo foi eleito prefeito após a contagem dos votos da última urna. Naquela apuração, a vitória do tucano foi por apenas 259 votos a mais que o segundo colocado, o deputado estadual Ricardo Nezinho.

Em janeiro de 2017, Rogério Teófilo assumiu a prefeitura da cidade que tanto sonhou em administrar, ao lado de sua vice, a ex-vereadora Fabiana Pessoa. Foram três tentativas para conseguir ser prefeito da segunda maior cidade do Estado. Em 1992 teve como vice o ex-deputado Junior Leão; já em 2012 tentou ser eleito ao lado do empresário Ricardo Barreto, ambas sem êxito.

Em outras duas oportunidades, o professor e advogado Rogério Teófilo concorreu ao cargo de vice-prefeito. Na primeira, nos anos 80, foi candidato ao lado de Severino Lúcio, não venceu o pleito. Na segunda vez, em 2008, foi vitorioso na chapa que reelegeu o engenheiro civil Luciano Barbosa, atual vice-governador de Alagoas.

Com a morte do prefeito, a vice, Fabiana Pessoa (Republicanos) assumirá a administração de Arapiraca na próxima semana. Ela é esposa do deputado federal Severino Pessoa.