Blogs

Severino Pessoa e Luciano Barbosa abrem diálogo sobre eleições em Arapiraca, mas sem acordo

Por Paulo Marcello 13/01/2020 17h05
Por Paulo Marcello 13/01/2020 17h05
Severino Pessoa e Luciano Barbosa abrem diálogo sobre eleições em Arapiraca, mas sem acordo
Café da manhã improdutivo aos interesses do governo no pleito deste ano - Foto: Imagem: Cortesia
O que era pra ser apenas um café da manhã, em Arapiraca, resultou numa série de especulações políticas logo após o encontro, nesta segunda-feira (13), num restaurante da cidade. Tudo por conta das presenças do deputado federal Severino Pessoa (Republicanos), do vice-governador Luciano Barbosa (MDB), dos vereadores Léo Saturnino (MDB) e Fábio Henrique (PCdoB), entre outras lideranças. 

Foi o primeiro encontro entre Severino e Luciano em 2020 e o assunto não poderia ter sido outro: as eleições para prefeito e vereadores. O deputado Pessoa pretende manter a pré-candidatura à prefeita da própria esposa, Fabiana Pessoa (Republicanos). Por sua vez, Barbosa acredita que o deputado Ricardo Nezinho (MDB) seja definido para disputar a eleição na cidade onde administrou por dois mandatos. 

Especuladores acreditam que pode haver uma aliança entre o deputado Pessoa e o governo do Estado, indicando Fabiana para a composição de vice na chapa de Ricardo Nezinho ou mesmo de Luciano Barbosa, já que após o Escândalo da Saúde seu nome deixou até de aparecer nas rodas de conversa sobre o pleito eleitoral. O problema, neste caso, estaria na cúpula do MDB que prefere uma chapa puro sangue, ou seja, com os dois nomes da mesma legenda. 

Uma fonte revelou que ao menos uma questão já está definida. O Republicanos fecha com o MDB, mas indicaria o nome da Fabiana Pessoa para o cargo de vice. Os demais partidos ‘rifariam’ eventuais secretarias, em caso de vitória. O Palácio do Governo sabe que se for para o confronto direto com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), correrá sérios riscos de perder a eleição pela segunda vez seguida. 

Com o nome de Nezinho enfraquecido, Luciano inicia 2020 com a missão de unir partidos, políticos, lideranças e empresários para formar um grupo forte, antes da definição de quem vai concorrer ao cargo de prefeito no segundo maior colégio eleitoral do Estado. A presença do vice governador em Arapiraca poderá ser cada vez mais visível nas próximas semanas. 

O MDB servirá o café, mas quem vai adoçá-lo é o deputado Severino Pessoa. Falta saber quem vem segurando a bandeja: Nezinho ou Barbosa. A decisão só vira em meados de Março, mas até lá em todo lanche, almoço ou jantar da Oposição Café com Leite, o assunto estará no cardápio, mesmo sem pão ou manteiga, como nesta segunda-feira. E se alguém resolver falar alguma coisa antes deste prazo, poderá queimar a língua.