Blogs

2014: mais realizações e menos lamentações!

Por Cinthia Ferreira, Jacinto Neto, Jackelline Lima e Renata Lopes 02/01/2014 20h08
Por Cinthia Ferreira, Jacinto Neto, Jackelline Lima e Renata Lopes 02/01/2014 20h08
2014: mais realizações e menos lamentações!
Com a chegada do final do ano chegam também as nostalgias, reflexões e planos para o ano que está para iniciar. Em meio a alegria da suposta renovação que está por vir, as pessoas costumam pedir “uma forcinha ao universo” através de diversas superstições: escolher a cor da roupa de acordo com o que almeja, comer lentilhas e até mesmo pular sete (não mais do que sete!) ondas, enquanto que em suas cabeças pairam pensamentos positivos e planos que “esse ano eu vou realizar”.

Acontece o réveillon, a ressaca do primeiro dia do ano, os dias, as semanas e os meses vão passando e... espera! Esse ano está igual ao que passou! Quais foram mesmo os meus votos de ano novo?
Todo início de ano a maioria das pessoas fazem planos, criam expectativas, traçam metas, mas logo chega o final do ano e as queixas se iniciam, lamentam que o ano não foi bom, rezam para que o ano termine para que no próximo tudo possa melhorar.

Aqueles planos que são feitos no início do ano e que poucas pessoas colocam em prática são os mais comuns, por exemplo: dieta, um emprego novo, a faculdade, o carro, a casa, a viagem dos sonhos, o casamento, pagar as contas e não acumular dívidas, dentre outros.

Mas afinal, o que é necessário para ter mais realizações e menos lamentações? Fazer pedidos e rezar todos os dias será que resolve? Bom, até chegar a concretização de metas com sucessos são necessárias algumas etapas.

Inicialmente é importante definir os objetivos e anotá-los, uma vez que, o registro destes serão uma forma de “lembrete” do que você traçou como meta. Comece os objetivos mais simples e vá anotando até os mais difíceis. Você ficará mais autoconfiante a medida que for conseguindo alcança-los.

Uma vez registrados os objetivos é necessário que se faça um levantamento das habilidades e das condições que já possui e das quais necessitará adquirir para a realização de cada etapa.
É imprescindível, ainda, estabelecer um tempo para concretizar cada objetivo, focalizando nas estratégias e ações que terá que desempenhar para alcançá-los. Por exemplo: o que você terá que fazer para comprar o carro novo? Quais despesas terá que cortar? Como adquirí-lo sem se afogar em dívidas? Poderá manter os gastos com ele (combustível, oficina, seguro)?

Trabalhe, esforce-se, não espere! Não há meta que seja alcançada sem dedicação e afinco. Este é o caminho para realização de tudo que você planejou ao longo do ano.

Não desamine após uma meta não cumprida. Reavalie quais os fatores que fizeram com que você não atingisse seu objetivo e refaça seus planos, pois quando há planejamento é menos provável que o insucesso aconteça. Com objetivos realizados, consequentemente, o ano que passou não será lamentado e sim pleno de conquistas e realizações.

Nós que fazemos o Além da Caixa desejamos a vocês, leitores, não apenas um feliz ano, mas um 2014 repleto de metas planejadas e cumpridas.

Cinthia Rafaelle Ferreira Lima
CRP15/3287
Jacinto Pereira de Araújo Neto
CRP15/3274
Jackelline Santos Lima
CRP15/3275
Renata Lopes Santos
CRP15/3293
 

Além da Caixa

O Além da Caixa é um espaço para a discussão dos mais diversificados temas sob a ótica da psicologia do comportamento. De maneira direta e com uma linguagem clara falaremos ao público em geral, mas sem destoar dos princípios da Psicologia Científica.
Seus responsáveis são os psicólogos comportamentais Cinthia Ferreira CRP 15/3287, Jacinto Neto CRP 15/3274, Jackelline Lima CRP 15/3275 e Renata Lopes CRP 15/3296, graduados em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas e pós graduação em Análise do Comportamento.
Endereço: Clínica Vida Bella - Av. Ceci Cunha, 255, Alto do Cruzeiro - Arapiraca/AL.
Telefone para contato: 35211565 / 96180666

Ver todos os posts