Champions League 24/25: Entenda as mudanças no formato do campeonato para os próximos anos
Desde o ano de 1955, ainda com o nome de Taça dos Clubes Campeões Europeus, a UEFA tem a atenção do mundo na disputa da sua principal competição, a famosa Champions League.
Portanto, a Liga dos Campeões é o sonho dos atletas de todo o mundo, e no Brasil não é diferente. No país, muitos apaixonados pela Champions não perdem um jogo e fazem seus palpites em casas de apostas com bônus.
A temporada 23/24, onde o Manchester City conquistou o primeiro título, contou com 32 equipes. Para a temporada 2024/25, a UEFA já divulgou que teremos uma novidade no formato da competição. Serão 36 equipes, quatro a mais que no sistema atual, na luta pelo tão sonhado título.
A nova Champions League
Na primeira mudança, o número de equipes, as quatro novas vagas serão destinadas assim:
● Terceiro colocado na liga da federação que esteja em 5º lugar na UEFA, hoje, a França;
● Uma vaga para um campeão nacional dos playoffs classificatórios do “Caminho dos Campeões”;
● Uma vaga para a federação com maior média de pontos na última Champions, somando os clubes;
● Uma vaga para a segunda federação com maior média de pontos na edição anterior.
Além disso, o tradicional sistema de grupos com quatro times mudará. Dessa forma, cada clube jogará oito vezes na primeira fase e não seis. Além disso, serão oito adversários diferentes, com quatro jogos em casa e quatro fora.
Os oito melhores avançam, enquanto as equipes que ficarem do nono ao 24º lugar geral se enfrentam em playoffs para definir mais oito vagas. A partir de então, é a hora das oitavas de finais, onde o sistema atual segue, até a final.
A Champions substituirá sua tradicional fase de grupos, com oito chaves de quatro equipes, e adotará um formato tradicional de liga, neste caso chamado de "modelo suíço". Cada time jogará oito partidas, quatro em casa e quatro fora, e os oito mais bem classificados na fase inicial se garantirão diretamente no mata-mata.
Pontos positivos para a mudança
Um dos principais pontos é atrair ainda mais a atenção do público na primeira fase. É natural que no mata-mata o mundo pare para assistir, mas nos grupos nem sempre os jogos têm atrativos.
Portanto, a UEFA busca evitar que tenhamos muitos confrontos de níveis diferentes, aumentando os clássicos mundiais. Por exemplo, podemos ter um Real Madrid encarando Manchester City, Juventus, Bayern e PSG, tudo na primeira fase.
Com isso, atrai a atenção não apenas dos torcedores, mas também da mídia, dos próprios jogadores e claro, dos apostadores, já que contam com duelos mais acirrados desde o início.
Por fim, claro, o aumento no número de jogos é outro ponto importante. Apesar de serem apenas dois jogos a mais, a fase de playoffs antes das oitavas de finais, também contará com mais duas datas adicionais, totalizando quatro rodadas a mais que o sistema atual da Champions League.
Últimas Notícias
Em um sábado qualquer, ele lembra que ainda está lá.
Batucadas penedenses Unidos do Bairro e Milionários do Samba movimentam Corredor da Folia
Alyce Araújo, talento do Agreste alagoano, brilha no circuito Barra-Ondina do Carnaval de Salvador
Mulher é presa em flagrante ao matar o marido a facadas em Lagoa da Canoa
Recém-solto do presídio, homem é preso novamente após socar viatura, xingar e ameaçar policiais em Maceió
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

