Armário minimalista masculino: entenda a tendência e saiba como aderir

12/09/2021 11h11 - Atualizado em 12/09/2021 11h11
12/09/2021 11h11 Atualizado em 12/09/2021 11h11
Armário minimalista masculino: entenda a tendência e saiba como aderir
Moda minimalista - Foto: Moda minimalista

Uma das grandes tendências em ascensão em todo o mundo é a busca pelo minimalismo. Nos últimos meses, o termo obteve média de 46 mil pesquisas mensais no Google. O estilo de vida minimalista se aplica em diferentes nichos do cotidiano, como arquitetura, música, arte, e claro, na moda.

No vestuário, o conceito surge de uma ideia de consumo consciente, em que a prioridade é criar um armário com poucas peças, porém todas versáteis, atemporais e de qualidade. Embora muito se confunda com o armário cápsula, o minimalismo se aplica mais a uma questão voltada ao design.

Unida à ideia de “menos é mais”, a tendência minimalista é um curinga na moda masculina que, através do uso de peças básicas e tradicionais, em diferentes cortes e sobreposições, é capaz de conferir ao homem mais estilo e modernidade.

O que é moda minimalista?


A aplicação do minimalismo na moda surgiu na década de 1990. Após as cores e detalhes expressivos nos anos de 1970 e 1980, surgiu a necessidade de um conceito básico e funcional nas roupas que expressasse de forma clara ideias de estilo e de sofisticação.

Indo na contramão do modismo, esse estilo prioriza o uso de roupas básicas, que possam ser usadas em diferentes ocasiões e que tenham a vida útil longa. O conceito é traduzido em peças com tecidos de qualidade, modelagens e cortes tradicionais. Um forte exemplo é a camisa de linho, item clássico do armário masculino que atribui à composição um ar de casualidade.

Peças características desse estilo


Além da camisa de linho, outras peças que oferecem praticidade e funcionalidade também são características do estilo minimalista. As clássicas calças jeans marcam presença por serem opções versáteis no dia a dia, possibilitando diferentes composições.

Também é possível observar looks com calça de moletom, bem como bottoms de outros tecidos e modelagens. Peças como camisetas básicas, t-shirts, bermudas, blusas, diferentes agasalhos e calçados práticos também aparecem com frequência nesse estilo.

As cores básicas também são características na moda minimalista. As peças geralmente apresentam tons crus, neutros e sóbrios. Quando há estampas, elas são discretas, como listras e poás menores.

Mercado acompanha a tendência


O minimalismo é um dos principais estilos adotados pelo homem moderno e diversas marcas oferecem opções que expressam esse estilo de vida. A Oficina Reserva, por exemplo, lançou uma coleção com a proposta de mostrar que, para compor um armário ideal, não é preciso ter muitos itens, mas sim opções versáteis para o dia a dia, bem como o conceito do estilo minimalista.

A linha intitulada como “Essenciais” traz 12 peças-chave que permitem 1.200 combinações diferentes que podem ser usadas em diversas ocasiões durante todo o ano. A coleção contém calças, blusas, bermudas, camisetas, suéteres e camisas, sem estampas ou marca aparente e em tons básicos que favorecem a manutenção do armário minimalista masculino.

Dicas para adotar o estilo minimalista masculino


Por se tratar de um estilo em que menos é mais, é importante dar atenção aos detalhes. O objetivo do minimalismo é trazer um ar mais discreto e sofisticado. Essas características podem ser reproduzidas através da escolha de peças com cortes retos e de cores sóbrias.

Nos calçados tons de preto, chumbo, marrom e branco podem ser as melhores opções para quem deseja ter um armário versátil e prático no dia a dia, uma vez que tais cores possibilitam diferentes combinações.

Para atribuir mais estilo e modernidade ao look, o minimalismo tem como aliado o uso de sobreposições de peças. Jaquetas, suéteres e camisetas podem desempenhar bem a função de dar estilo.

Além das peças básicas, uma das principais características para um armário minimalista é a durabilidade das peças, graças à ideia de itens atemporais que possam ser usados por mais tempo. Por esse motivo, apostar em marcas que prezam pela qualidade pode ser um fator contribuinte para aplicar o minimalismo no dia a dia.