Blogs

Arapiraca (AL), Recife (PE), Araguaína (TO), Santarém (PA) e Londrina (PR) recebem premiação internacional

Por Paulo Marcello 25/03/2024 18h06 - Atualizado em 25/03/2024 18h06
Por Paulo Marcello 25/03/2024 18h06 Atualizado em 25/03/2024 18h06
Arapiraca (AL), Recife (PE), Araguaína (TO), Santarém (PA) e Londrina (PR)  recebem premiação internacional
Vencedores dos 5 prêmios da cerimônia do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards - Foto: Pedro Ribas/SMCS

O Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, realizado em Curitiba (PR), é a edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes, o World Smart Cities Awards. O evento é promovido pelo iCities e este ano premiou cinco projetos inovadores de Arapiraca (AL), Recife (PE), Araguaína (TO), Santarém (PA) e Londrina (PR).

Foram cinco categorias em disputa: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Equidade Social; Mobilidade Urbana; Transformação e Inovação Digital. Os três finalistas de cada categoria foram selecionados entre os 300 projetos inscritos, de cinco regiões do Brasil.

Conheça os vencedores das cinco categorias

Cidades Inteligentes

- Vencedor: E.I.T.A!Recife | Recife - PE

Transformação Digital e Inovação

- Vencedor: Araguaína 4.0: A Cidade Que Não Para | Araguaína – TO

Cidade Sustentável

- Vencedor: Quintal Florestal Sustentável | Santarém - PA

Equidade Social

- Vencedor: Programa Compra Londrina – Felicidade em Compras Públicas Inteligentes | Londrina - PR

Mobilidade Urbana

- Vencedor: Ciclovia do Trabalhador | Arapiraca – AL

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rosa Lira, que representou o prefeito Luciano Barbosa, disse que a Ciclovia do Trabalhador é uma premiação diária. Durante a entrega da premiação, a gestora celebrou a conquista enaltecendo que Arapiraca vive um grande momento no ano em que celebra seus 100 anos.

“Eu gostaria de dizer a vocês que essa premiação é diária. Ao ver como a nossa população utiliza esse projeto em seu dia a dia, para ir ao trabalho, à escola, enfim, se locomover nos traz a mente a lembrança de uma antiga ferrovia que hoje está sendo referência de mobilidade urbana para toda a comunidade, isso é uma premiação diária”, comemorou a secretária.

O evento reuniu mais de duas mil pessoas no Teatro Positivo, em Curitiba, para honrar projetos inovadores e impactantes do Brasil. Puderam se inscrever organizações públicas ou não governamentais, empresas e empreendedores, centros de inovação e pesquisa, além de consórcios público-privados que tenham projetos aplicados em cidades brasileiras.