Blogs

Presidente do PT afirma que peixamento fortalece a piscicultura familiar em Arapiraca

Por Paulo Marcello 12/03/2024 21h09 - Atualizado em 12/03/2024 21h09
Por Paulo Marcello 12/03/2024 21h09 Atualizado em 12/03/2024 21h09
Presidente do PT afirma que peixamento fortalece a piscicultura familiar em Arapiraca
Pescadores comemoram repovoamento ao lado de lideranças do PT - Foto: Cortesia

As primeiras etapas de peixamento de 2024 realizado pela Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, neste mês de março, vão inserir mais de 140 mil peixes de espécies nativas no Lago da Perucaba. 

O repovoamento está sendo feito com as espécies Surubim, Tambaqui e Xira, bastante apreciadas na região. A ação teve início no último dia 8 e a segunda etapa deste mês será realizada na próxima quinta-feira, dia 14.

Segundo o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Joãozinho Braúna, além do benefício para a pesca artesanal, os piscicultores familiares também serão agraciados pela Codevasf com a entrega destes alevinos.  

“Com o apoio do presidente Lula, do deputado Paulão e do prefeito Luciano Barbosa, está sendo possível retomar esse programa que é de suma importância para os pescadores familiares e o turismo da pesca, por meio da parceria com a Codevasf. Essa é apenas a etapa inicial de 2024, mas vamos continuar realizando esse repovoamento de modo contínuo garantindo resultados positivos para a população”, destacou.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Arapiraca (SMDR), em 2023 foram atendidos 15 produtores com o repovoamento com mais de 50 mil alevinos das espécies Tambaqui (Colossoma macropomum) e Tilápia (Oreochromis niloticus). 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural também está realizando algumas visitas a produtores para verificar as condições das áreas para o cultivo de peixes, a qualidade da água, além de acompanhamento dos produtores.

Joãozinho Braúna aproveitou para parabenizar o secretário Genivaldo Oliveira, o técnico agropecuário e engenheiro de pesca, Márcio Roberto, o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, Vinícius Dias e todos os técnicos e servidores públicos envolvidos nesta ação.