Blogs
O beijo da Anita, O Faustão na Band e a estreia do BBB... a tv segue firme na casa, na mente e no repertório dos brasileiros.
Não é de hoje que especialistas estudam sobre os avanços tecnológicos e o possível “engolimento” desse meio de comunicação pela internet. Mas apesar das previsões de muitos, esse verdadeiro símbolo da indústria do século XX tem se reafirmado como o principal meio de comunicação de massa em todo o mundo. Segundo o ibope cerca de 97% dos lares brasileiros possuem pelo menos um aparelho de tv e isso dá uma dimensão do papel exercido por ela na influência do que ela transmite em nossa sociedade, costumes e assuntos diariamente comentados.
2021 começou e as polêmicas que saem da telinha animaram os brasileiros de norte a sul do país.
O domingão que agora é comandado por Luciano Huck trouxe ao ar o quadro que promete um novo Love para a cantora Anita. O estilo é antigo e alguns anos atrás a Record tinha algo muito parecido nas tardes de sábado, os expectadores ficavam animados quando rolavam uns beijinhos entre os participantes. Nesse caso a cantora era o objetivo principal dos moços que ali estavam e coube ao Alagoano Hugo Novaes um dos “ matches ” (gíria usada pelos jovens para denominar o que antigamente chamávamos de química ou clima) e logo veio um beijão, estava pronta a fórmula do sucesso. O que se seguiu foi uma verdadeira onda de comentários nas diversas redes sociais. Infelizmente muito discurso de ódio veio junto, e os que os fizeram não deixaram escondido seu machismo e misoginia em relação a artista. Mas se ainda vale a máxima do ditado popular, falaram bem, mal... mas falaram, e não foi pouco.
,
Já nessa segunda-feira, 17 de janeiro foram ao ar duas estreias. Na band o retorno triunfal de Fausto Silva com seu programa de auditório, que para a surpresa de muitos foi um verdadeiro sucesso. A atração que promete ser diária repete a fórmula que tem a cara de fausto, cassetadas, música, entrevista e agora com muita interação com o público por meio das redes sociais. O Faustão na band logo estava com um dos assuntos mais comentados da ‘internet’, e os cliques logo viraram memes (alguns maldosos) que mostram que o grande público estava ligadinho. Mais uma vez a pauta da noite no mundo virtual era novamente o que a telinha colocava dentro de nossas casas.
E a casa mais vigiada do Brasil voltou com tudo... Novo apresentador, novos participantes e a velha fórmula que é sucesso inquestionável de público e faturamento. O programa engaja como ninguém mais consegue no país. As polêmicas, tretas, romances e debates de dentro da casa viram tema pelas ruas, empresas, bares, restaurantes e lares do país inteiro e o tal do BBB22 finca o pé como o programa mais influente da tv brasileira e ajuda a reafirmar o argumento deste blogueiro.
Podemos (e devemos) criticar, mudar de canal, torcer o nariz e até desligar o aparelho, mas não podemos negar o obvio: a caixinha mágica é e continuará sendo por muitas gerações ainda o mais democrático, popular e eficiente meio de comunicação. Tudo que sai dela vira tema, moda, sucesso e engaja tanto que a ‘internet’ virou extensão do conteúdo produzido por ela. E você, já parou pra pensar o quanto sua vida é influenciada por esse aparelhinho?
Professor Thiago Abel
Comunicação por instinto;
Professor de história e atualidades;
Especialista em Psicopedagogia;
De esquerda;
Defensor dos direitos humanos;
Em constante adaptação pra encontrar a melhor versão de mim mesmo.
Blog voltado pras questões atuais que nos afligem. Educação, política, comportamento e tudo mais que me inquietar a opinar.
Sintam-se em casa!
Últimas notícias
Sem receber 13º salário, motoristas de ônibus de SP entram em greve
Onda gigante mata ao menos quatro turistas nas Ilhas Canárias
Polícia Civil prende entregador de água condenado por tentativa de latrocínio
Tornado na Região Sul deixa três mortos em Santa Catarina

