Blogs

Apesar dos pesares vai ter Enem em Janeiro

Por Professor Abel. com Blog do Abel. 12/01/2021 12h12 - Atualizado em 12/01/2021 15h03
Por Professor Abel. com Blog do Abel. 12/01/2021 12h12 Atualizado em 12/01/2021 15h03
Apesar dos pesares vai ter Enem em Janeiro
Ministro da Educação, Milton Ribeiro. - Foto: Foto: CNN Brasil (12.jan.2021)

Já tem gente por aí dizendo que 2021 é a continuação do ano passado, isso pelo fato dos problemas vividos nesse, serem bem parecidos com os que vivemos no anterior.


A realização da edição do ENEM é um dos grandes desafios para quem vive na educação, pois todos os envolvidos na prova passaram a ter a pandemia da covid-19 como fator complicador da prova. A dificuldade com o ano letivo virtual, o temor na disseminação da doença no dia do exame, o uso de máscara pelos candidatos, o distanciamento social e a possibilidade de aglomeração na porta dos locais de prova são fatores que se somam a todos os desafios de aplicar o maior vestibular brasileiro.


Em maio de 2020 o INEP decidiu pelo adiamento das provas para janeiro de 2021, o que deu certo conforto aos milhões de estudantes e profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o ENEM, tendo em vista a pandemia e as dificuldades com a conclusão do ano letivo.


Com a proximidade da data prevista pelos órgãos responsáveis, grupos se mobilizaram pelas redes sociais e alguns até com ações judiciais para um novo adiamento, tendo a covid-19 mais uma vez como argumento central. A expectativa cresceu com a possibilidade, porém, o ministério da educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já descartaram a possibilidade.


Nesse dia 12, em entrevista à Jornalista Basilia Rodrigues da CNN Brasil, o atual chefe do MEC, ministro Milton Ribeiro, afirmou que todos os protocolos de biossegurança estão de acordo com as autoridades sanitárias e que a prova está mantida para os dois próximos domingos, 17 e 24 de janeiro. O ministro ainda falou sobre a morte do general da reserva Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), disse que lamentava muito, que foi uma grande perda, mas a vida segue e equipe que era comandada pelo general está pronta pra tocar os projetos.


Ainda nesse mesmo dia a juíza Marisa Cláudia Gonçalves Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, negou pedido liminar da Defensoria Pública da União para o adiamento das provas, dando assim, mais certeza que o cronograma está mantido.


Até que os candidatos estejam na sala fazendo a prova, ainda teremos fortes emoções, e sem dúvida isso afeta muito os participantes. Se você tem em casa ou conhece alguém que vai fazer a prova esse ano é a hora dar aquela força e passar confiança.

Professor Thiago Abel

Comunicação por instinto;
Professor de história e atualidades;
Especialista em Psicopedagogia;
De esquerda;
Defensor dos direitos humanos;

Em constante adaptação pra encontrar a melhor versão de mim mesmo.

Blog voltado pras questões atuais que nos afligem. Educação, política, comportamento e tudo mais que me inquietar a opinar.

Sintam-se em casa!

Ver todos os posts