Blogs
Aprenda a desenvolver um plano de Marketing de precisão
O cliente é o centro das atenções quando falamos de vendas. Eles são extremamente importantes, pois estão com todo o poder em suas mãos. As novas tecnologias e o marketing de precisão podem te ajudar a acompanhar seus clientes e efetivamente ter sucesso com suas estratégias.
Os consumidores têm a oportunidade de pesquisar e fazer comparações de qualidade, preços, avaliações dos produtos. Para fazer tudo isso não precisa nem sair de casa. Esse cenário intensificou a importância de um bom relacionamento com o cliente.
Fidelizar é extremamente importante pois permite a redução de despesas para o negócio. O custo com um novo cliente pode ser até cinco vezes maior que vender para quem já foi seu cliente antes. O marketing de precisão visa aumentar as oportunidades das empresas gerar benefícios para consumidor.
Marketing de precisão é voltado para aquelas que já consumiram sua marca. Seu objetivo é fidelizar clientes, incentivando as compras a partir de promoções, ofertas especiais e táticas que façam seu cliente leal a marca. Para iniciar a seu plano de marketing de precisão, você irá utilizar dados e informações do público. Assim pode identificar características entre os clientes e direcionar vantagens que sejam mais valorizadas pelo consumidor.
Como desenvolver um plano de marketing de precisão?
Você precisa conhecer melhor seu público, isso permite que o plano seja mais eficiente. Os clientes estão mais exigentes, mas também estão mais dispostos a oferecerem informações que façam com que o relacionamento com a empresa seja mais eficaz e personalizado a partir dos interesses dele. Leve esses aspectos em consideração e desenvolva alguns aspectos fundamentais das estratégias. Conheça três deles:
Segmentação de público
Ao segmentar o público-alvo de uma empresa o objetivo é identificar subgrupos para os quais determinadas ações façam mais sentido e assim direcionar com mais eficiência os esforços de marketing
Coleta e análise de dados
A coleta de dados dos clientes pode ser realizada de diversas formas. No marketing digital, por exemplo, é frequente a obtenção de dados do cliente a partir da oferta de conteúdos e materiais inéditos.
Definição da estratégia e das ações
A estratégia que será adotada no plano de marketing de precisão está diretamente relacionada com o que foi possível identificar da segmentação do público, a partir da análise e da coleta de dados dos clientes. Existem diversas ações de fidelização de clientes, a relevância se dará no valor que o perfil de cliente atribui àquela ação. Algumas delas são: cartões de fidelização, tickets de desconto, cartão da própria empresa e acúmulo de pontos.
Quem deve realizar marketing de precisão?
O marketing de precisão é aplicável a negócios de qualquer tamanho, não importa se é uma padaria ou uma multinacional. Todos podem desenvolver planos de fidelização. O que difere é à proporção que afeta as ações. Diferentemente do que muitas empresas acreditam, a qualidade do atendimento ao consumidor é um fator extremamente determinante. Qualidade de atendimento é mais determinante que o próprio preço na hora do cliente escolher onde irá comprar. O marketing de precisão tem tudo a ver com a experiência do consumidor durante o processo de compra.
Agora você se está preparado para pôr em prática o Marketing de precisão?
Caso necessite de um diagnóstico mais específico, você também pode pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.
Caso necessite de um diagnóstico mais específico, você também pode pedir uma avaliação gratuita para um de nossos consultores.
Marketing Digital com resultados
Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.
Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.
Últimas notícias
Política
Luciano Barbosa comemora reeleição em Arapiraca e destaca a responsabilidade do novo mandato
Cidades
George Clemente é reeleito em São Miguel dos Campos com quase 80% dos votos válidos
Arapiraca
Motociclista perde controle de veículo ao passar por lombada próximo ao 3º BPM, em Arapiraca
Cidades
Júnior Dâmaso amarga nova derrota e André Bocão é eleito em Marechal Deodoro
Brasil / Mundo