Blogs

Copywriting: a arte de escrever textos estratégicos

Por Alexandre Nunes, Diretor Executivo 20/01/2020 16h04
Por Alexandre Nunes, Diretor Executivo 20/01/2020 16h04
Copywriting: a arte de escrever textos estratégicos
 

O que é Copywriting

Segundo Dimitri Vieira, analista de marketing digital na Rock Content, copywriting é uma estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação. O copywriter deve escrever o “copy” (texto) pensando em seu caráter persuasivo, usando gatilhos para despertar interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões e vendas.

Você é capaz de convencer o seu público-alvo por meio do uso estratégico das palavras? Consegue encantar e fazer com que o leitor do blog siga todas as ações que você indica?

Então, provavelmente, você já domina algumas das habilidades necessárias para ser um excelente copywriter.

O principal objetivo do Copywriting

Se o CTA é um dos principais elementos de uma copy, isso significa que ao longo de toda a jornada do cliente será necessário que o leitor tome alguma atitude como assinar uma newsletter, fazer o download de um material rico ou apenas continuar no blog e ler outro post, de acordo com a estratégia que foi estabelecida.

É a partir dessa técnica que o copywriter é capaz de convencer e cativar a atenção do visitante de um site ou blog e fazer com que ele siga as instruções que são dadas.

Expectativas para 2020

O consultor e palestrante nacional de Marketing Digital e Redes Sociais, Rafael Terra, em seu relatório anual de tendências de Marketing Digital e redes cita com prioridade Copywriting e Tráfego para 2020.

E ainda complementa que o sucesso das vendas na web depende do aprofundamento dessas duas palavras. Sendo Copywriting a arte da escrita persuasiva. E tráfego os anúncios que você utiliza para chegar no seu público-alvo, e notavelmente ambas se complementam.

Como elaborar uma estratégia de Copywriting?

Escrever bem é essencial, mas não o suficiente se você pretende transformar o seu leitor em um cliente. Existem 3 mandamentos básicos que devem ser respeitados na produção de qualquer conteúdo para Marketing Digital:

– inspirar o leitor;

– criar um relacionamento com a marca;

– motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Além desses princípios, ao planejar uma estratégia de Copywriting, alguns outros elementos também devem ser contemplados para que seu conteúdo seja benéfico tanto para você quanto para o seu leitor. São eles: pesquisa, objetivo, exclusividade, otimização e análise.

Caso queira dar continuidade aos seus estudos sobre Copywriting, é indicado que continue a partir das principais técnicas de Copywriting.

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts