Blogs

Marketing Digital Científico

Por Alexandre Nunes, Diretor Executivo 14/05/2019 16h04
Por Alexandre Nunes, Diretor Executivo 14/05/2019 16h04
Marketing Digital Científico
 Recentemente iniciamos uma parceria/pesquisa com o periódico científico Ciência da Informação em Revista da UFAL. E estou escrevendo para contar um pouco sobre esse novo projeto.

 

Atuaremos diretamente frente ao marketing científico digital e à gestão da presença online do periódico nas mídias sociais com vistas ao engajamento, à visibilidade e ao posicionamento.

A partir dessa parceria estou atuando diretamente como Editor de Mídias Sociais da revista, integrando metodologias das quais já estou habituado e adentrando no mundo do Marketing Digital Científico.

Tenho orgulho de dizer que estou trabalhando diretamente com o professor Ronaldo Araújo, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte/UFAL, que é destaque em pesquisas de Marketing Científico Digital, e também meu professor na disciplina de Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos do Mestrado em Ciência da Informação/UFAL.

Marketing Digital Científico

De maneira simples, Marketing Digital Científico são as estratégias de marketing aplicadas a produtos da ciência. Gestão da visibilidade e reputação online de pesquisadores e instituições de pesquisa e fomento.

Ciência da Informação em Revista

Ciência da Informação em Revista é um periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas, que tem como finalidade promover a produção, a comunicação e a divulgação do conhecimento técnico-científico no domínio específico da Ciência da Informação e das inter-relações com áreas afins.

Com fluxo contínuo de submissões, aceita contribuições exclusivamente inéditas, exceto traduções e reformulações de comunicações realizadas em eventos técnico-científicos.

A avaliação é realizada por intermédio do sistema double blind peer review, mantendo o sigilo quanto à identidade dos autores e dos avaliadores. A periodicidade é quadrimestral com números publicados eletronicamente nos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano.

Plano de ação nas mídias sociais

Fomos responsáveis pelo plano de ação do periódico nas mídias sociais, onde trabalharemos em duas frentes principais: engajamento e posicionamento.

Foram definidas as mídias sociais de engajamento, reconhecidas como aquelas na qual a “marca” vai até o consumidor. Nesse tipo de mídia, conteúdo tem “prazo de validade” e não é otimizado nos buscadores, o que exige produção de conteúdo semanal, cuja grande métrica é o relacionamento.

No quesito de mídias sociais de posicionamento, são consideradas as mídias nas quais o consumidor vai até a marca a partir de buscas (Google, Bing, etc). Aqui entra conteúdo duradouro produzido sobre palavras-chave e a produção de conteúdo é pontual tendo como grande métrica a visibilidade.

Para conferir o plano detalhado e as mídias sociais selecionadas, acesse o texto  “A ‘nova’ Ciência da Informação em Revista: identidade visual, distinção e visibilidade” publicado na edição v. 6, n. 1, jan./abr. 2019 da revista.

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts