Blogs

Falando de Marketing com Cristiane Felix da Mérito Contábil

Por Alexandre Nunes 12/03/2019 14h02
Por Alexandre Nunes 12/03/2019 14h02
Falando de Marketing com Cristiane Felix da Mérito Contábil
Foto: Reprodução/Instagram

 A Cristiane

A arapiraquense Cristiane Felix é empreendedora, contadora especialista em controladoria e diretora operacional da Mérito Contábil. E nas horas vagas ainda viaja o mundo para ver de perto como as empresas estrangeiras estão atendendo seus clientes. No momento dessa entrevista, Cristiane está na Argentina e no ano passado esteve na França. Chega dá orgulho quando vemos uma mulher protagonista, não é?

A Mérito

A Mérito Contábil é uma empresa arapiraquense de serviços de contabilidade e consultoria de gestão especializada nas áreas financeira e fiscal, fundada em 2005. A partir do seu escritório situado em Arapiraca/AL atende os estados Alagoas, Sergipe e Bahia.

Aproveitamos o momento para obter dicas de táticas para empresas adquirirem seus primeiros clientes, recomendações aos novos empreendedores que estão tentando começar seu primeiro projeto ou negócio, descobrir estratégias de melhor custo benefício para empresas com orçamento reduzido, e também entender a relevância do marketing hoje dentro da estratégia geral da Mérito Contábil.

Se você é empreendedor ou pretende empreender, confira esse excelente bate-papo com Cristiane:

O pontapé inicial

Durante a entrevista, perguntamos para Cristiane qual tática que ela indica para empresas adquirirem seus primeiros clientes, e sem hesitação ela nos disse que a melhor tática é, "Comunicar a todos os amigos e familiares sobre o seu projeto e empresa, falar soabre os produtos e serviços oferecidos e solicitar a eles ajuda na divulgação, porque eles vão te apoiar e ajudar no pontapé inicial do negócio".

Uma dica direta e extremamente efetiva. Muitos empreendedores acabam se isolando, mas esse não é o caminho mais efetivo, busque apoio nos amigos e familiares, deles pode surgir não apenas a divulgação como também possíveis contratos.

Estude antes

"Estudar e conhecer outros empreendimentos parecidos com o que você quer abrir", é para Cristiane a melhor recomendação aos novos empreendedores que estão tentando começar seu primeiro projeto ou negócio.

Quando falamos em conhecer os empreendimentos parecidos, podemos até encaixar o uso de uma ferramenta importantíssima no Marketing: o Benchmarking.

Orçamento limitado?

Sabemos que em Arapiraca muitas empresas costumam ter um baixo orçamento para marketing, em teoria por cultura da cidade. Porém percebemos que nos últimos anos tem se melhorado esse aspecto, mas ainda está longe de ser a realidade ideal em investimentos.

Visando esse contexto dos empreendimentos locais, é indicado por Cristiane "a prospecção através de anúncios nas redes sociais, promovendo os conteúdos de maior relevância, assim como ter uma constância nas postagens de novos conteúdos, mesmo elas não sendo patrocinados, isso ajuda bastante".

O Marketing além da oferta

De acordo com Philip Kotler, "marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro".

A partir disso, perguntamos para Cristiane qual é a relevância do marketing dentro da estratégia geral da Mérito Contábil, e segundo ela, "o marketing na Mérito é fundamental, assim como a qualidade no atendimento e serviço prestado".

Lembrem-se, tudo isso é Marketing. Não adianta você criar campanhas incríveis para sua empresa e não entregar o contratado atendendo as necessidades dos clientes ou pior, se quer disponibilizar um atendimento de qualidade.

Erro comum

Cristiane através da Mérito Contábil lida com diversos negócios, de nichos diferentes e realidades diferentes. Sendo assim está totalmente habilitada para apontar erros comuns que devem ser evitados pelos empreendedores a todo custo.

Questionada sobre qual é o erro mais comum cometido por empreendedores quando se trata de marketing. Cristiane nos respondeu que é "não contratar os serviços de profissionais capacitados que os direcione nas plataformas, perdendo tempo e dinheiro".


Este foi mais um Falando de Marketing. Se você quiser a ajuda da Cristiane em seu negócio, visite a página de contato da Mérito Contábil.

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts