Saiba como emagrecer no inverno e não cair no efeito sanfona

01/07/2019 17h05
01/07/2019 17h05
Saiba como emagrecer no inverno e não cair no efeito sanfona
Entre sentir mais fome no inverno e usar as baixas temperaturas a seu favor para emagrecer, o que você acha mais provável?

Aposto que é a primeira. Essas são algumas ideias que o senso comum compartilha a respeito da perda de peso no inverno. Pois saiba que o que se pensa pode estar entre você e a oportunidade de conquistar sua meta de peso ideal. Veja abaixo as dúvidas mais comuns sobre o emagrecimento nessa época do ano e como combater o efeito sanfona:

1. No inverno sentimos mais fome e, por isso, engordamos.
É verdade que sentimos mais fome nessa época do ano. As baixas temperaturas causam o aumento do metabolismo com o propósito de nos manter aquecidos e para isso é necessário um aumento de ingestão calórica, o que de fato nos faz comer mais. Porém, não necessariamente esse é o motivo para engordarmos. No inverno também é comum evitarmos a prática de atividade física e o tédio de ficar trancado em casa pode causar fome emocional, o que aumenta ainda mais a quantidade de alimentos que ingerimos.

Uma das artimanhas que auxiliam a driblar as tentações nesse período mais frio são as sopas. A temperatura e textura do prato, associados à combinação de alimentos, temperos e ervas naturais podem trazer uma sensação de aconchego. Confira abaixo uma receita de sopa de abóbora:

SOPA DE ABÓBORA | Tempo total: 29 minutos & Rendimento: 8 porções | Dificuldade: Fácil

Ingredientes:
1 unidade de caldo em cubo zero gordura diluído em 4 xícaras de águas
350g de abóbora crua, descascada e cortada em cubos
½ unidade grande de cebola
½ unidade de maçã sem casca
¼ colher de chá de sal
½ colher de chá de pimenta-do-reino preta moída
1/8 colher de chá de noz-moscada em pó

Instruções
Em uma panela grande, coloque o caldo de legumes, a abóbora, a cebola e a maçã. Tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver. Retire a tampa, reduza o fogo e deixe cozinhar até a abóbora ficar macia, aproximadamente 10 minutos.
Com um mixer ou no liquidificador, bata a sopa (tome cuidado para o líquido quente não espirrar). Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.

Uma porção equivale a ¾ de xícara.
Dica! Procure por abóbora já cortada e descascada no mercado ou feira, para facilitar ainda mais o preparo.

2. O inverno é uma ótima estação para emagrecer.
Correto. Já que para nos mantermos aquecidos precisamos produzir mais calor, o nosso metabolismo acelera e passa a usar os mecanismos naturais de queima de gordura, ajudando a derreter aquela gordurinha que há tanto tempo queremos nos livrar. De acordo com a literatura, somente a diminuição das temperaturas nessa época do ano pode causar o aumento de até 10% da nossa queima calórica. Por isso, quando aproveitamos o empurrão da natureza e controlamos a alimentação – optando por refeições mais leves, saudáveis e com um valor nutricional mais adequado para suprir as necessidades do nosso corpo –, podemos eliminar alguns quilos.

3. Já que nosso metabolismo está acelerado, podemos deixar a atividade física de lado.
Errado. Ao contrário do que se pensa, emagrecer no inverno pode ser mais fácil que nas demais estações, desde que se tenha perseverança e saiba como manter um estilo de vida saudável. O Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta, conta que nessa época do ano nossa queima calórica pode aumentar em até 10%, por isso a prática esportiva combinada a uma alimentação equilibrada – longe dos exageros comuns a essa época do ano – podem dar uma vantagem na perda de peso, mantendo o pique para as estações seguintes e inclusive para toda a vida. "Assimilar hábitos saudáveis ao longo da perda de peso faz com que, no futuro, após conquistar sua meta pessoal, o paciente faça escolhas cada vez mais conscientes, preservando-o do efeito sanfona", comenta Matheus.

4. Praticar esportes ao ar livre no inverno faz com que fiquemos doentes.
Depende! Esportes como a corrida, normalmente praticados ao ar livre, são uma ótima oportunidade de manter o peso em dia e, inclusive, eliminar alguns quilos durante essa estação. Isso porque além dos benefícios já conhecidos, durante o inverno o clima mais ameno e o sol fraco eliminam fatores como a transpiração excessiva e a exposição aos raios ultravioleta. Por outro lado, as baixas temperaturas, a diminuição de umidade e o vento exigem um cuidado maior com a roupa utilizada e o aumento da hidratação.