Prática de Esportes e Atividades Físicas no Brasil

06/06/2017 16h04
06/06/2017 16h04
Prática de Esportes e Atividades Físicas no Brasil
Há algum tempo a correria ficou um pouco maior, o que me impede de manter uma produção maior aqui no blog, mas uma pesquisa exposta no programa Redação SporTV no dia 17/05 do corrente ano fez com que eu trouxesse alguns dados bastante preocupantes levantados pelo IBGE.

A pesquisa investigou a prática de esportes e atividade física entre setembro de 2014 e setembro de 2015. A mesma identificava o tipo de esporte ou atividade física praticada, perfil dos praticantes, motivação, local de prática, frequência, duração, participação em competições e outros aspectos relacionados. Perceba que a pesquisa foi realizada numa época de Copa do Mundo e um ano antes das Olimpíadas, períodos em que houve uma grande valorização esportiva.

Os dados nos mostram que 38,8 milhões de pessoas com idade superior a 15 anos praticaram algum esporte, porém 123 milhões de pessoas NÃO praticaram e destes, 91,3 milhões NUNCA praticaram nenhum esporte. Das pessoas que não praticaram esportes no período de referência, 38,2% alegaram falta de tempo (Ah... se tivessem acesso a informações e soubessem que com apenas 15 minutinhos do seu dia eles podem se beneficiar do que o exercício físico nos oferece) e 35% disseram não gostar ou não querer. Entre os adultos destaca-se a falta de tempo para não realização de nenhuma atividade, já entre os adolescentes o fato de não gostar de esportes foi mais evidente.

Em relação à prática de atividades físicas, dos 28,1 milhões praticantes, 13,8 milhões fizeram caminhada (49,1%). Em segundo lugar, aparece fitness ou academia, com 4,7 milhões (16,8%), seguida de culturismo ou musculação com 2,0 milhões (7,2%). A caminhada foi a atividade física mais praticada em todas as idades, começando com 22,4% da população de 15 a 17 anos de idade e atingindo 66,5% de quem tinha 60 anos ou mais de idade.
O futebol foi a modalidade esportiva mais praticada no Brasil, com 15,3 milhões de pessoas ou 39,3% dos 38,8 milhões de praticantes de esportes.

Notou-se ainda que:

● A Prática de esportes diminui conforme a idade;

● Homens fazem esportes para relaxar ou se divertir; mulheres para melhorar a qualidade de vida ou o bem-estar;

● Praticar esportes apenas uma vez por semana é mais comum entre os homens;

● Das 5,6 milhões de pessoas que participaram de competições esportivas, APENAS 945 mil eram mulheres;

● Mais da metade (56,5%) da população de 15 anos ou mais NUNCA praticou esportes;

● Investimento em esportes e atividades físicas para a população é prioridade em relação à formação de atletas.

E como ficou Alagoas na pesquisa?

Em ÚLTIMO lugar com o escore de 29,4% de pessoas que praticaram algum tipo de esporte ou atividade física. O primeiro lugar ficou com Brasília com 50,4%. Rio de Janeiro, centro dos grandes eventos mundiais na época, ficou com o 4º PIOR resultado.

Quais fatores influenciam esse resultado? A tal geração virtual? Jovens cada vez mais ligados nos seus Iphones, Ipads, nos games e deixando as brincadeiras, esportes, jogos de lado. Falta de incentivo público e de locais apropriados? Falta de políticas públicas de promoção à saúde? Falta de investimento na Educação Física Escolar e Esporte Universitário? É vantajoso ter uma população com uma maior expectativa de vida, porém mais doente e com menos suporte do governo tanto em quantidade de médicos, estrutura de hospitais, recursos matérias? Fica a reflexão!