Estrias Pós Gravidez: causas, consequências e tratamentos

Por Dra Michele Araújo 30/05/2017 15h03
Por Dra Michele Araújo 30/05/2017 15h03
Estrias Pós Gravidez: causas, consequências e tratamentos
Foto: Divulgação
Olá, gente! Tudo bem com vocês?

Hoje eu vou abordar um tema de interesse de muitas pacientes mães que recebo em consultório. Acredito que as dúvidas são muitas sobre estrias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ser saudável não é apenas a ausência de doença, mas sim estar bem fisicamente e psicologicamente.

Sendo assim, a estria assume um importante papel social porque, em muitos casos, ela diminui a autoestima da mãe, seja durante a gravidez ou no período pós-parto. Mas a boa notícia é que, se você tem elas, não precisa ficar triste por causa disso. E sabe por quê? Tratamentos eficazes existem, sim!

Aí você pode estar se perguntando: mas quais são as causas que levam ao aparecimento das estrias? Na gravidez, por exemplo, é um acontecimento comum por conta do esgarçamento da pele, principalmente na região abdominal. Além disso, também temos outros fatores predominantes como genética e alterações hormonais que podem promover grandes distensões, seja durante a gestação ou até mesmo no período pós-parto.

As estrias surgem devido à ruptura das fibras elásticas que ficam localizadas na derme. A derme é a camada que fica por baixo da pele, também conhecida como epiderme. Quando essas fibras se rompem, elas ficam vermelhas. Esse é o estágio em que elas são mais fáceis de ser tratadas. Depois elas ficam branquinhas. Após o esbranquiçamento da região, o tratamento é diferenciado porque requer um pouco mais de cuidado e atenção por parte do especialista.

Uma mãe, por exemplo, pode possuir os dois tipos de estrias, basta que apareçam em períodos diferentes. Vale lembrar que, tanto a estria vermelha, quanto a branca, tem solução. Eu consigo cuidá-las a ponto de elas parecem imperceptíveis, nos dois casos. Em gestantes, abdômen, flancos e seios são as regiões do corpo mais afetadas.

Estria não é um problema de saúde física. No entanto, pode comprometer a autoestima da mãe devido à dicotomia existente entre a alegria da maternidade e o surgimento de mudanças corporais típicas do período.

A minha dica é: assim que se der o aparecimento da estria, procure um profissional qualificado. Quanto mais rápido ela for avaliada, mais animadores serão os resultados. É importante ressaltar que, em alguns casos, é preciso esperar o período da amamentação terminar para iniciar o tratamento. Em outros, o cuidado pode ser começado imediatamente após a consulta com o profissional.

Em casos mais agudos de problemas de autoestima, é recomendado, inclusive, que o paciente procure o auxílio de um psicólogo, além do fisioterapeuta, para alcançar o bem estar emocional.

TIPOS DE TRATAMENTO

Atualmente, existem diversas técnicas que podem ajudar a resolver este problema. As principais são: Striort (método ortomolecular que melhora a aparência da estria branca em até 80% após a primeira sessão), Carboxiterapia (melhora a circulação celular e oxigena os tecidos), Eletroliftin (técnica que utiliza equipamento de corrente galvânica para estimulação elétrica) e Microagulhamento (ativa o colágeno da pele e atenua sinais de envelhecimento). Eu possuo todos eles em meu consultório.

É importante destacar que, com exceção das causas genéticas, que não podem ser evitadas, você pode sim impedir o aparecimento dos estiramentos mantendo sempre sua pele bem hidratada e controlando o peso. Durante a gravidez, é comum elas aparecerem por conta do estiramento da pele e do ganho de peso natural da fase, então nada de desespero ok?

Espero que você tenha entendido que esse “problema” tem solução. O mais legal disso tudo é que atualmente posso contar com a ajuda da tecnologia para fazer com que as minhas pacientes se sintam mais bonitas e com a autoconfiança cada vez mais em alta. E eu fico muito feliz com isso. Se você tiver mais alguma dúvida ou desejar adquirir outras informações, basta entrar em contato comigo através do número (82) 9 9903-9157.
Até a próxima!