Criança Fisicamente Ativa, Adulto Saudável.

Por Pedro Lins 27/09/2016 16h04
Por Pedro Lins 27/09/2016 16h04
Criança Fisicamente Ativa, Adulto Saudável.
Foto: Divulgação
Hoje em dia com o grande desenvolvimento da tecnologia está cada vez mais difícil encontrar crianças brincando nas ruas, praças ou parques da nossa cidade, o que era comum há  alguns anos, várias crianças jogando bola em campinhos de várzea, brincando de pega-pega, rouba bandeira dentre outros jogos da nossa cultura popular. E isto é preocupante, pois essas crianças que se atém apenas aos jogos eletrônicos não trabalham suas capacidades funcionais, pois esses jogos não ajudam na maturação da criança e do desenvolvimento das suas qualidades motoras.

Muita gente acha que não, mas vamos aos exemplos: Jogo de rouba bandeira trabalha a corrida que melhora a velocidade, coordenação motora, agilidade, raciocínio, pois a criança estará o tempo todo montando estratégias para alcançar a bandeira; O cabo de guerra favorece o trabalho de força e trabalho em equipe; o próprio jogo de futebol onde a criança vai estar o tempo todo pensando e raciocinando de que forma vai passar por seus adversários para marcar o gol. E em minha opinião todos esses jogos e brincadeiras são de fundamental importância para criança, pois ela vai estar em contato com as outras favorecendo o trabalho em grupo e a socialização entre elas, além de estar trabalhando as suas capacidades físicas vai estar também trabalhando o seu relacionamento social.

Sabemos que a falta desse convívio das crianças hoje em dia deve-se a violência que é um mal que assola a nossa sociedade atualmente então qual seria a solução para isso? É simples os pais estimularem às crianças estarem sempre participando da educação física em suas escolas, vejam bem. As aulas de Educação Física além dos esportes que muitas escolas ofertam que é muito importante, mas também ele participar das aulas e tratá-las com a mesma importância das outras disciplinas. Pense nisso: Uma juventude mais ativa e mais consciente vai se tornar um adulto mais saudável e ativo.