Você sente sensibilidade nos dentes? Entenda por quê!

Por Tânia Barros 29/08/2016 20h08
Por Tânia Barros 29/08/2016 20h08
Você sente sensibilidade nos dentes? Entenda por quê!
Hipersensibilidade dentinária é quando você sente sensibilidade nos dentes quando provocado por um estímulo seja ele químico, tátil ou térmico, como por exemplo, tomar água gelada. É uma dor aguda e de curta duração.

O normal é o esmalte recobrir a dentina na coroa e o cemento e tecidos de revestimento recobrir a raiz. Quando há perda desse esmalte, cemento e/ou tecidos de revestimento, provoca a exposição dos túbulos dentinários presentes na dentina.

Quando esses túbulos dentinários estão expostos, ocorre uma movimentação do fluído tubular, ativando as ramificações nervosas, gerando assim a dor. Hábitos nocivos como escovar os dentes com força, consumir alimentos ácidos, creme dental abrasivo, refluxos, alteração na oclusão dos dentes, nível de higiene oral baixo são os principais fatores que podem levar a hipersensibilidade dentinária.

O tratamento pode ser feito com cremes dentais contendo cloreto de estrôncio e nitrato de potássio, flúor, dessensibilizantes, adesivos dentinários, restaurações e cirurgias gengivais visando obliterar os túbulos dentinários expostos sessando assim a hipersensibilidade. Procure um cirurgião-dentista para o correto diagnóstico e tratamento! Até a próxima!