Saiba os principais sinais e o que pode levar uma pessoa a ter câncer de boca

Por Tânia Barros 12/07/2016 20h08
Por Tânia Barros 12/07/2016 20h08
Saiba os principais sinais e o que pode levar uma pessoa a ter câncer de boca
Foto: Ilustração
É um tipo de tumor maligno que acontece em lábios, gengiva, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente nas bordas) e assoalho da boca (região embaixo da língua). Fique atento para sinais como: feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas, sangramento sem causa conhecida e caroços no pescoço.

Os principais fatores de risco são fumo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que quanto maior o consumo, maiores são as chances de desenvolver o câncer. Assim como exposição ao sol sem proteção, falta de higiene bucal, alimentação rica em gordura e pobre em verduras, legumes e frutas também se tornam fatores de risco. O câncer é descoberto por meio de um exame clínico da boca realizado por um profissional de saúde, principalmente pelo cirurgião-dentista.

Para diminuir o risco do câncer bucal: não fume, evite consumo de bebidas alcoólicas, tenha uma alimentação saudável rica em frutas, verduras e legumes e mantenha uma boa higiene bucal. O câncer de boca tem cura se diagnosticado e tratado nas fases iniciais, por isso fique atento aos sinais descritos acima e procure visite sempre um cirurgião-dentista.