Entenda o porque de não usar cinta no pós-parto

Por Dra. Michelle Araújo 14/06/2016 20h08
Por Dra. Michelle Araújo 14/06/2016 20h08
Entenda o porque de não usar cinta no pós-parto
Foto: Divulgação
Assim que o bebê nasce, muitas mães, principalmente de primeira viagem, levam um susto após o parto: a barriga ainda está lá. É claro que ela diminui um pouco, mas ainda fica bem estufada, às vezes com a linha negra e talvez estrias. Diante de um total desespero e às vezes com uma orientação bem intencionada porém equivocada, a primeira coisa que a mãe faz é colocar uma cinta.

As cintas somente tem função de dar mais segurança após uma cirurgia, mas ela não vai modelar seu corpo. É errado pensar que ela tem função estética a longo prazo.  O uso direto da cinta impede que você utilize seus músculos de maneira fisiológica e também atrapalha o fluxo sanguíneo local. Você precisa estar livre na maior parte do seu dia para que use sua musculatura e crie ou recrie uma consciência corporal, capaz de encolher a barriga, por exemplo, para ter uma postura mais ereta.

Os primeiros meses depois do parto exige bastante paciência da mãe e que ela se concentre em cuidar de seu bebê. Para essa fase eu sugiro as seguintes dicas:

- Tenha paciência. Durante 9 meses seu corpo esteve em transformação, não voltará da noite para o dia;

- Se alimente bem. Você precisa produzir leite e estar disposta para cuidar do seu bebê;

- Amamente muito. Além de alimentar seu bebê, ajuda bastante na perda de peso;

- Mantenha uma boa postura. É FUNDAMENTAL

Passados a fase e adaptação, é hora de se concentrar em cuidar de você enquanto mulher e de recuperar sua autoestima. Para esse momento a minha única dica é procurar profissionais qualificados que possam te ajudar de maneira segura e eficaz.