Corridas de Rua, um Esporte em Ascensão

Por Pedro Lins 14/06/2016 17h05
Por Pedro Lins 14/06/2016 17h05
Corridas de Rua, um Esporte em Ascensão
Foto: Divulgação
 Você pratica algum esporte? Está pensando em praticar? Não?

Uma ótima opção são as corridas de rua.

Atualmente é uma modalidade que vem ganhando espaço em nossa cidade, é um esporte que até uns dias não tinha tanta visibilidade, mas que aos poucos vem ganhando não apenas espaço, mas também vem crescendo em adeptos, a cada dia vemos mais praticantes em nossas praças e avenidas. Para o crescimento do esporte isto é um fator benéfico, por torna-lo mais popular e para os praticantes ainda mais benéfico, pois vão desfrutar dos seus inúmeros benefícios, além de fazer grandes amizades, no geral esta é uma mudança positiva para o combate ao sedentarismo e as doenças que a ele estão associadas. Segundo a organização mundial da saúde: É um dos exercícios mais recomendados pelos médicos, seja para saúde de forma geral ou para perda de peso, além de proporcionar bem-estar físico e mental. Essa atividade é completa e envolve praticamente todos os músculos do corpo, aumentando o ganho de massa muscular e queima de calorias.

Mas para começar a praticar essa modalidade é necessário analisar seu estado físico, seu peso, seus vícios, pois dependendo da sua condição física o ideal é iniciar com caminhadas leves até adquirir resistência e fôlego para a corrida, mas para aqueles que desejam começar a praticar as corridas temos que levar em conta alguns cuidados como: não se deve ter como base o amigo: sua velocidade e tempo de corrida, pois cada pessoa possui um ritmo diferente e que sempre deve ser respeitado, inclusive para que haja benefícios à saúde ao invés de danos e o ideal e que se tenha orientação de um profissional da Educação Física, por mais simples que pareça correr tem sua complexidade e merece uma atenção especial de um profissional, para evitar que você se lesione.

O exercício pode ser iniciado com leves caminhadas de aproximadamente 40 minutos e aos poucos ir aumentando o ritmo. Pode ser feito em praças ou na rua, mas sempre com roupas confortáveis e tênis de boa qualidade, o que auxilia no desempenho e evita futuros problemas. E para alegria geral, a corrida consome gordura como fonte de energia, esteticamente falando, o corpo quebra a gordura para se transformar em energia. Para a saúde, a corrida diminui o número do colesterol ruim o LDL e triglicérides (ambos responsáveis pela formação da aterosclerose). Em termos de desempenho, o corredor melhora a capacidade cardiorrespiratória, melhora a sua autoestima, sensação de bem estar contribuindo para a sua saúde e qualidade de vida.
 

Em termos gerais estimular a pratica desse esporte é de fundamental importância para o seu crescimento e sua valorização, além de contribuir para se ter uma população mais saudável e mais ativa, consciente que a pratica da atividade física deve ser propagada por questões de saúde e bem estar e não apenas por moda ou estética. E que este conhecimento seja passado a todos afim de que a cada dia possamos propagar e aumentar o numero de praticantes nesse esporte e que sejam passados a importância da população para se ter hábitos saudáveis, buscando essa propagação no esporte e seus benefícios para saúde e bem estar.