Que tipo de gordura é a sua?

Por Dra Michele Araújo 06/06/2016 18h06
Por Dra Michele Araújo 06/06/2016 18h06
Que tipo de gordura é a sua?
 Existem dois tipos de gordura abdominal: Visceral e Subcutânea. Nas linhas abaixo vou explicar como distinguir uma da outra e em que isso implica.

Se sua barriguinha tem formato de "bola" e ao se deitar ela fica rígida é porque sua GORDURA é VISCERAL. Esta é mais comum em homens e em mulheres as quais atingem a menopausa. Fica por trás da parede abdominal, localizada entre os órgãos no interior da cavidade peritoneal. Você não pode agarrá-la, embora ela vá fazer o estômago ficar protuso. Esse tipo de gordura é mais fácil de “perder”, porém é a que mais afeta negativamente a saúde, aumentando a inflamação nos órgãos gerando grandes riscos. Para quem tem essa gordura o tratamento estético não é uma opção eficaz, indica-se prioritariamente um acompanhamento nutricional juntamente com atividades físicas, para só depois de uma perda substancial de peso iniciar com tratamentos estéticos caso necessário.

Já se o formato de sua barriga é de "pochete" e ao deitar ela se espalha pelos lados, você está com GORDURA SUBCUTÂNEA. Esta fica localizada logo abaixo da camada mais externa da pele normalmente no culote, abdômen, nádegas, coxa e cobre os músculos abdominais a ponto de você não conseguir vê-los. É aquela que se pode beliscar com os dedos. Menos prejudicial à saúde, ela é mais chatinha de ser eliminada e mais comum nas mulheres. A boa notícia é que com os avanços nos estudos científicos da Estética, hoje existem tratamentos que associado a uma alimentação balanceada, geram excelentes resultados em pouco tempo, com sessões apenas uma vez por semana. Se houver a disponibilidade de fazer atividade física orientada por um profissional de Educação Física qualificado, os resultados são incrivelmente potencializados.

O mais importante é entender que gordura localizada não é só uma questão de estética, mas de autoestima e também um risco à saúde. Portanto, para evitar tantos transtornos é muito importante se cuidar e preveni-la. Porém, se por um período de descuido aquela gordurinha tão incômoda já se instalou, é fundamental procurar profissionais qualificados para avaliar e auxiliar de maneira segura a eliminá-la.