A prática dos exercícios físicos vai mais além do que simples estética

19/05/2016 17h05
19/05/2016 17h05
A prática dos exercícios físicos vai mais além do que simples estética
Nos dias atuais a pratica regular de exercícios físicos deve estar sempre presente em nossas vidas, porém a maioria das pessoas que a procuram estão em busca de um corpo perfeito e nessa busca esquecem que a pratica de atividades físicas é uma questão de saúde e bem estar para nossas vidas, pois através da pratica da atividade física podemos combater um grande mal que assola a sociedade que é sedentarismo e junto com ele vem uma serie de doenças como: obesidade, diabetes, osteoporose, doenças cardíacas e psicossomáticas.

Os exercícios aeróbicos são aqueles que usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Caminhada, Corrida, nadar e pedalar, são alguns dos principais exemplos de exercícios aeróbicos.

Procurar exercícios não deve ser apenas por estética, mas sim para sermos pessoas mais ativas e fugir do mal do sedentarismo e os males a ele
associados. Os benefícios que a pratica regular de exercícios trazem, são inúmeros como: emagrecer, combater o estresse, melhorar o sistema imunológico e reduzir o risco de algumas doenças. Um dos exercícios mais indicados para combater o sedentarismo são os Exercícios Aeróbicos. Como esses exercícios geram um grande gasto calórico é possível perder peso eliminando assim aquelas gorduras indesejáveis, sendo possível reduzir a quantidade de gordura corporal, a praticar regular de exercícios aeróbicos promove a liberação de endorfinas: substâncias que atuam como analgésicos naturais, além de combater o estresse, a depressão e a ansiedade.

Os benefícios da pratica da atividade física ainda incluem uma melhora da flexibilidade, da força, da coordenação, do ritmo, da agilidade e da resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura, promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho e outros deveres do dia-a-dia, uma Redução da sensação de fadiga no final da jornada de trabalho contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas, que é o mais importante, além do que, os benefícios não param por ai, também melhora o relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, melhora da atenção e concentração às atividades, motivação por novas rotinas, melhora do equilíbrio biopsicológico da autoestima e da autoimagem.

Mas lembre-se temos que procurar Profissionais Capacitados e Qualificados, pois com saúde não se brinca.

Pedro Daniel de Oliveira Lins Filho
Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo (IBESA) Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas.
Pós-Graduando em Educação Física e Saúde (FERA)
CREF: 1075-G/AL.