Como entender as informações dos rótulos dos alimentos

Por Marylânia Barros 28/04/2016 09h09
Por Marylânia Barros 28/04/2016 09h09
Como entender as informações dos rótulos dos alimentos
Foto: Reprodução/Uol
Com as mudanças dos hábitos alimentares e a procura por alimentos saudáveis, faz-se necessário a leitura dos rótulos dos alimentos. Os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores. Daí a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada dos alimentos.

Um levantamento de dados realizado junto a população através do serviço Disque Saúde do Ministério da Saúde constatou que 70% das pessoas consultam os rótulos dos alimentos no momento da compra, no entanto, uma boa parte não compreende adequadamente o significado das informações.

E como entender as informações dos rótulos dos alimentos? Será descrito abaixo o que deve conter nos rótulos e como interpretar tais informações:

Itens obrigatórios:

 


Informações Nutricionais:



O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional:

Valor energético: é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional, é expresso em forma de quilocalorias (Kcal) e quilojoules (KJ).

Carboidratos: são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (inhame, batata, macaxeira, etc.) e doces em geral.

Proteínas: São os componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção de nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos proteínas nas carnes, ovos, leites e derivados e também nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).

Gorduras Totais: As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam a absorção das vitaminas A, D, E, e K. As gorduras totais referem-se a soma de todos os tipos de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.

Gorduras saturadas:
tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.

Gorduras trans:
Tipo de gordura encontrada em alimentos industrializados, como margarinas, creme vegetais, biscoitos, sorvetes, snacks (salgadinhos prontos), alimentos fritos, produtos de panificação e lanches salgados que utilizam as gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação. Quando consumidos em grandes quantidades, pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Não se deve consumir mais que 2g por dia.

Fibra alimentar:
Está presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijão e alimentos integrais. A ingestão de fibra auxilia no funcionamento do intestino.

Sódio: está presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados (salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura), devendo ser consumido com moderação pois o excesso pode levar ao aumento da pressão arterial.

Baixe a versão completa do Manual de Orientação do Consumidor elaborado pela ANVISA através do endereço eletrônico:

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/662e6700474587f39179d53fbc4c6735/manual_consumidor.pdf?MOD=AJPERES
 


 

Fontes:

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: <http://www.diabetes.org.br/rotulos-nutricionais-nutricao/675-como-decifrar-as-informacoes-dos-rotulos-de-alimentos>.