Qual a diferença entre os exercícios aeróbios e anaeróbios?

16/04/2016 17h05
16/04/2016 17h05
Qual a diferença entre os exercícios aeróbios e anaeróbios?
Comumente se fala sobre exercícios aeróbios e anaeróbios, mas o que significam esses termos? Exercícios aeróbios ou anaeróbios estão ligados ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente. Isto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios. Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou fortes.

No exercício aeróbio, o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzimos a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, continuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio). São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de acido lático. São exemplo de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso, como a musculação também pode considerado um exercício anaeróbio.

Os movimentos que realizamos no nosso dia-a-dia são um misto de atividade física aeróbico e anaeróbico.

Sempre citamos que um programa completo de exercícios deve apresentar os dois tipos de atividade física, para melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea.

Pratique você também o Treinamento Funcional Guilherme Matos!

Na Quadra de areia do Ceci Cunha, segunda, quarta e sexta, das 17:30h às 19:30h!

#TreinamentoFuncional
#GuilhermeMatos
#GeraçãoSaúde
#Determinaçãoparavencer

:Treinamento Funcional      :@Guilhermefmatos