Você já ficou ou se imaginou sem voz? 16 de Abril - Dia Mundial da Voz

13/04/2016 17h05
13/04/2016 17h05
Você já ficou ou se imaginou sem voz? 16 de Abril - Dia Mundial da Voz
Todo ser humano possui uma voz única que, além de mera ferramenta de comunicação, carrega traços de sua faixa etária, sexo, tipo físico, personalidade e estado emocional. Para alguns, no entanto, ela representa muito mais do que isso. Professores, atores, repórteres, cantores e outros profissionais têm na voz uma indispensável ferramenta de trabalho, e precisam estar atentos aos cuidados que devem adotar para não prejudicá-la.

O som que produzimos vem do ar que expiramos dos pulmões. Simplificando o processo, esse ar passa pelas pregas vocais na laringe, que vibram e o transformam em pulsos sonoros. Quando existe um problema nas cordas vocais, essa vibração se torna defeituosa, o que é chamado de disfonia. “A maioria dos problemas é causada por desequilíbrios e abusos vocais, além do excessivo e mau uso da voz”. As lesões mais recorrentes são o aparecimento de nódulos vocais, cistos intracordais, edemas e fendas glóticas.

Uma vez instalado o problema de voz e manifestadas às alterações – rouquidão constante, dor ou ardência na garganta, falta de ar ou cansaço ao falar, dificuldade para ser entendido, entre outras alterações –, o sujeito deve buscar um médico otorrinolaringologista, para realizar uma avaliação da laringe, e um fonoaudiólogo. Este é capaz de avaliar a voz, associar o diagnóstico do otorrino e tratar a alteração presente caso o problema seja decorrente do comportamento vocal inadequado.
Segundo a Dra. Bárbara Albuquerque (CRFa – 10525/AL ), fonoaudióloga do Centro de Soluções Clínicas - Solution Center, são oferecidos diversos exercícios para fortalecer a resistência vocal dos pacientes, que devem ser repetidos diariamente em casa. “É importante ressaltar que as recomendações, embora gerais, devem ser individualizadas e adaptadas da maneira que couber a cada um”.

Dicas que previnem problemas vocais:

• Beba água frequentemente (8 copos por dia), para hidratar as pregas vocais;
• Procure não ingerir bebidas alcoólicas, elas agridem as cordas vocais, sobretudo as destiladas;
• Não fume, pois o cigarro provoca tosse, pigarro, irritação, aumento de secreção e infecções, que são fatores de agressão;
• Evitar alimentos a base de leite quando for fazer uso prolongado da voz, pois estes alimentos provocam aumentam da secreção o que acarreta em pigarros que agridem as pregas vocais;
• Evite os excessos orais: gritos, pigarreios, tosse constante, rir ou falar alto;
• Não sussurre, porque ao contrário do que pode parecer, o esforço ao aparelho fonador para sussurrar é maior e mais desgastante do que para se falar normalmente;
• Ambientes com ar condicionado devem ser evitados, pois esse aparelho causa ressecamento ao trato vocal;
• Evite falar longamente e sem interrupções;
• Fique atento para os ruídos da sala. Procure não competir com o ruído externo e usar microfone se necessário;
• Enquanto estiver falando, mantenha a postura do corpo ereta, e o ângulo de 90º entre o queixo e o pescoço para que a voz projete-se livremente.

Se você tem dúvidas ou interesse sobre o assunto, fique atento! Amanhã, dia 14 de abril (quinta-feira), a Dra. Bárbara Albuquerque (Fonoaudióloga - CRFa 10525/AL) estará com o radialista José Rocha, a partir das 8h da manhã, na Rádio Nova FM-103,3, explicando sobre o assunto e passando dicas muito importantes de como cuidar e tratar a voz como um bem precioso.

Outras informações no site: www.solutioncenter.net.br ou pelo telefone: (82) 3530.4372